Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades
A Ufes vem se destacando na pesquisa e no desenvolvimento de veículos autônomos. Após realizar experimentos bem-sucedidos para carros e aeronaves, chegou a vez dos caminhões. O primeiro teste com um caminhão autônomo, usando tecnologia produzida dentro da Universidade, aconteceu no dia 21 de janeiro, no campus de Goiabeiras, em Vitória.
No teste, o caminhão percorreu grande parte do campus (aproximadamente 3,5 quilômetros) sem que um motorista o conduzisse, havendo somente a presença de um membro da pesquisa dentro do veículo, por razões de segurança. O sistema autônomo é similar ao que foi utilizado para desenvolver o carro autônomo Iara (Intelligent Autonomous Robotic Automobile), porém com tecnologia atualizada.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o caminhão autônomo não é dirigido à distância por controle remoto. “O veículo, sozinho, cria um mapa complexo para operar de forma autônoma, sem interferência humana. Ele é capaz de navegar, obedecer à sinalização e aos semáforos, desviar de obstáculos, como se imitasse o cérebro humano ”, explica o professor do Departamento de Informática e coordenador do projeto, Alberto Ferreira.

Ele destaca que os veículos autônomos são excelentes alternativas para propiciar maior eficiência, economicidade, sustentabilidade e segurança nos transportes. “A automação possibilita uma sociedade mais rica, com redução dos preços de transporte e sem desperdício de tempo e de recursos limitados. É muito importante para reduzir custos e ampliar a segurança. Os sistemas de inteligência artificial, por exemplo, não perdem o foco ao volante e não olham o celular. Mais de 50 mil pessoas morrem de acidentes de trânsito no Brasil e 1,3 milhão no mundo, todos os anos. Veículos autônomos ajudariam a reduzir esses números ”, pondera Ferreira.
A longo prazo, o trabalho dos pesquisadores vai além de mera automação de veículos, visando também compreender como o próprio cérebro humano funciona, a partir da criação de modelos matemáticos.
O projeto para desenvolvimento de veículos autônomos começou em 2009 e é realizado pelo Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD), vinculado ao Departamento de Informática, no Centro Tecnológico da Ufes. O projeto do caminhão autônomo tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e da empresa Vale, que forneceu o automóvel. O veículo utilizado na pesquisa é um caminhão-pipa, que servirá para molhar áreas da empresa a fim de evitar a dispersão de material particulado no ar.




