Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, vai capacitar fornecedores de transporte florestal no Espírito Santo. A iniciativa faz parte do Programa Semear, desenvolvido em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espirito Santo (Sebrae/ES).
Lançado em setembro no Estado, o programa visa fomentar a sustentabilidade financeira da cadeia de suprimentos, ampliando a qualificação dos parceiros locais e incentivando o crescimento estruturado por meio de boas práticas de gestão, inovação e princípios de responsabilidade legal e socioambiental adotados pela Suzano.
O primeiro encontro, realizado em formato on-line em meados de setembro, contou com a presença de 43 fornecedores capixabas. Foram apresentadas todas as etapas que compõem o projeto, com término previsto para março/21. Os participantes ainda puderam assistir à palestra sobre empreendedorismo, ministrada pela economista e consultora em Gestão Empresarial, Gisela Brumana. Além do Espírito Santo, o programa está em andamento nas unidades da Suzano na Bahia e em Mato Grosso do Sul.
Reginaldo Ferreira de Souza, sócio-proprietário da Transpapagaio Transportes e Locações, é um dos participantes da capacitação e destaca a importância da iniciativa. “O programa Semear vai trazer resultados positivos, especialmente na parte técnica, com assuntos relacionados às áreas financeira, de gestão e economia. Lidar com essa parte mais técnica, aprender como calcular e projetar um fluxo de caixa dentro de uma perspectiva realista, por exemplo, é difícil ”, relata o fornecedor da Suzano.
Com o Semear, a Suzano busca apoiar o desenvolvimento local com uma rede de parceiros sustentáveis, melhorar a performance dos fornecedores e gerar e compartilhar valor com a cadeia de suprimentos. Para isso, o programa prevê, sem custo aos participantes, abordar temas como empreendedorismo, inovação, planejamento, relacionamento com o cliente, gestão financeira, entre outros. Na programação estão contempladas aulas online, consultorias individuais, oficinas de gestão financeira, palestra sobre tributação especial e sobre responsabilidade socioambiental e valores.
“O programa Semear é uma das formas em que nós gerarmos e compartilharmos valor com a sociedade. Por meio do programa, ajudamos a desenvolver fornecedores locais e auxiliamos o empreendedorismo nas localidades onde atuamos. Ficamos muito feliz em contribuir com a capacitação e formação de potenciais parceiros para atuarem na nossa cadeia ”, destaca Viviane Danemberg Gomes Licht, gerente executiva de Suprimentos.




