Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Regularização fundiária
Projeto visa a auxiliar agricultor familiar a regularizar terra

Modelos climáticos
La Niña deve perder força nos próximos meses e terminar no fim do verão

Cotações
Café, boi e hortifruti: confira as cotações do dia 9 de dezembro

Periquito-da-praia
A vovó tinha razão! Estudo confirma potencial anti-inflamatório de planta da medicina popular
A abertura da 2ª edição do HorizontES em Extensão aconteceu,nessa terça-feira (29),por meio docanal do InstitutoCapixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) no YouTube. O projetoteve iníciocom a exibição da experiência do município de São Gabriel da Palha, que recebeu destaque peloCentro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Noroeste,devidoàrelevância na agregação de valor e mercados especiais,por meio da produção de chocolate. Outrasdezexperiências serão exibidas ao longo dos meses de outubro e novembro, também por meio detransmissão virtual.
Com os devidos cuidados e protocolos para a prevenção do novo Coronavírus (Covid-19), a abertura do evento ocorreu na sede do Incaper com a presença do diretor-presidente do Instituto, Antônio Machado, da diretora técnica, Sheila Posse, e do diretor administrativo, Cleber Guerra.
Em razão da pandemia, o diretor-presidente do Incaper, Antônio Machado, destacou a necessidade de reinvenção do HorizontES em Extensão para o ambiente virtual. “Em nada alterou a oportunidade de conhecer essas experiências tão relevantes e eleitas democraticamente pelos CRDRs. O projeto valoriza o extensionista, que transforma a vida do produtor e da propriedade quando passa pela porteira adentro. O HorizontES, sem dúvida, veio para ficar e estamos evidenciando isso com o evento on-line ”, comentou.
O evento de abertura contou com a participação virtual da vice-governadorado Estado,Jaqueline Moraes,que ressaltou o protagonismo da mulher e do homem do campo promovido pelo projeto. “O Incaper me mostrou um mundo que era desconhecidoe ver a importância da Secretaria da Agricultura e do Instituto no interior do Estado,por meio de políticas que incentivam o protagonismo das comunidades, das mulheres e homens do campo,junto das associações e cooperativas,é uma satisfação. É essa união dos saberes, do homem do campo e do engenheiro ou acadêmico do Incaper, que faz o Espírito Santo crescer ”, salientou a vice-governadora.
O secretáriode Estado daAgricultura, Paulo Foletto, ressaltou que o projeto HorizontES em Extensão é uma oportunidade de mostrar à sociedade a importância da extensão rural e o papel do Incaper para a agricultura capixaba. “As ações dessas 11 experiências reconhecem e priorizam os trabalhos desenvolvidos no interior do Espírito Santo, principalmente, em meioàpandemia do novoCoronavírus,quandoa agricultura capixaba não parou e não faltou alimento na mesa da sociedade ”, disse Foletto.
A gerente de Assistência Técnica de Extensão Rural (Ater) e coordenadora do HorizontES em Extensão, Jaqueline Sanz, destacou que,além da visibilidade ao trabalho realizado pelo agricultor, o projeto promove o reconhecimentodostrabalhadores do Incaper. “Podemos conhecer essas realizações e o trabalho feito na base de maneira exemplar por nossos extensionistas. O projeto criou esse mecanismo de agregação de valores e continuaremos nos reinventando, como neste HorizontES 2020 ”, destacou a gerente de Ater do Instituto.
A abertura também contou com a participação do diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Gavini Filho, e do diretor-presidente da Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES), Guilherme Gomes.
HorizontES em Extensãoemnível nacional
O presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Nivaldo Magalhães, na ocasião da abertura virtual do HorizontES em Extensão,evidenciou que o projeto foi modelo para acriaçãode um programacom objetivo de promover a Ater pública. “Queremos que o HorizontES não fique só no Espírito Santo. Estamos nos preparando para fazer uma parceria com a Incaper para lançar o Conexão Ater Brasil e HorizontES em Extensão para todo o País ”, frisou.
O presidente da Asbraer, que também é poeta, finalizou sua participação com o poema: “Ao Estado meus parabéns pela segunda edição deste importante evento HorizontES em Extensão ”.
O superintendente do Ministério da Agricultura no Espírito Santo, Aureliano Nogueira da Costa, destacou que o projeto “mostra as ações que chegam aos agricultores, focadas em atenderàs demandas. Desejo continuidade e saúdo com meus parabéns ”.
O HorizontES em Extensão é uma realização do Incaper e da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag),com apoio da Aderes, da Ceasa-ES, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e da Fundação de Desenvolvimento Agropecuário do Espírito Santo (Fundagres).




