Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e a Polícia Militar Ambiental (PMA) identificaram, em uma ação conjunta, o desmatamento irregular de cerca de 3,5 hectares de vegetação nativa, na localidade de Independência, zona rural de Mimoso do Sul. A equipe esteve no local, nessa quarta-feira (18), após receber denúncia.
De acordo com o engenheiro-florestal do Idaf Gabriel Marcos Vieira Oliveira, parte do desmatamento ocorreu em área de Reserva Legal, inclusive demarcada no Cadastro Ambiental Rural (CAR). “Pelo cadastro, o proprietário declara, de forma espontânea, a área que pretende incluir como reserva, garantindo a manutenção dos maciços florestais e cumprindo o que prevê o Código Florestal. Essas áreas, em geral, não podem sofrer intervenção, sobretudo sem autorização do órgão competente ”, explicou Gabriel Oliveira.
Como o desmatamento foi feito em área de difícil acesso, as equipes puderam visualizar melhor a irregularidade e acessar o local com o auxílio das imagens obtidas a partir de drones.
A área foi embargada para recuperação da vegetação e o responsável será multado.
Segundo o subgerente de Controle Florestal do Idaf, Fabricio Zanzarini, ações de fiscalização referentes à legislação florestal são rotineiras por parte do Idaf e da PMA. “É importante, porém, que sejam feitas as denúncias quando verificado algum desmatamento para que as equipes possam proceder a verificação. ”
As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque-Denúncia (181).




