Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Regularização fundiária
Projeto visa a auxiliar agricultor familiar a regularizar terra

Periquito-da-praia
A vovó tinha razão! Estudo confirma potencial anti-inflamatório de planta da medicina popular

Cotações
Café, boi e hortifruti: confira as cotações do dia 9 de dezembro

Modelos climáticos
La Niña deve perder força nos próximos meses e terminar no fim do verão

Um dos documentos essenciais para que o produtor consiga crédito em agências bancárias é o certificado de outorga da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), que passará a ser emitido online pelo órgão.
No ato do pedido online será emitida uma declaração que servirá para o produtor ter acesso ao financiamento, e posteriormente ele receberá a outorga definitiva. Quanto a dupla tarifação ou relógio verde, o protocolo emitido será suficiente para apresentação.
Atendendo preocupações dos agricultores, que temiam a extinção do certificado da Agerh que é exigido no momento da tomada de crédito, a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) se reuniu com a Agência, na última segunda-feira (17), para obter esclarecimentos.
O presidente do Sindicato Rural de Linhares, Antonio Roberte Bourguignon, representou a FAES e tranquiliza os produtores. “Realmente a Agerh está passando por mudanças, mas são positivas e poderemos fazer tudo online, sem a necessidade de ir pessoalmente à Agência, como fazemos hoje. Como alguns produtores não têm acesso ou familiaridade à internet, vamos capacitar os funcionários dos Sindicatos interessados para auxiliar nesta emissão, eliminando a burocracia ”.
A capacitação oferecida pela Agerh aos Sindicatos está prevista para acontecer de 08 a 14 de março. Os Sindicatos interessados em treinar funcionários devem informar a Faes.




