Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

A cultura do cacau se adapta muito bem ao sombreamento. Dessa forma, abre a possibilidade para a combinação de plantio de culturas agrícolas e espécies arbóreas em um mesmo espaço. Com intuito de auxiliar o produtor do município da Serra, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) ministrou, na última semana, um curso de enxertia em cacaueiro.
A atividade foi realizada em parceria com a Secretaria de Agricultura do município e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Segundo o coordenador do escritório local do Incaper na Serra, Joelson Sutil Jesus Ferreira, no cinturão de Barcelona e no Morro Mestre Álvaro, os produtores têm a mata existente como aliada na implantação das lavouras.
“Isso porque o cacaueiro se adapta bem ao sombreamento. Já nas áreas abertas, como as pastagens existentes no Mestre Álvaro, vislumbramos a possibilidade de realizar a cobertura vegetal com arranjos produtivos como os Sistemas Agroflorestais (SAFs), utilizando a combinação do plantio do cacau com a seringueira, árvores frutíferas e também arvores nativas. Desta forma, temos a possibilidade de aliar o respeito à natureza e proporcionar um ganho econômico na propriedade ”, afirmou.
O evento contou com a participação de 13 pessoas, principalmente heveicultores e pequenos produtores da região do cinturão verde do bairro Barcelona e Morro Mestre Álvaro, e foi realizado no Horto Municipal de Serra Sede.




