Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca
O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do Brasil em 2019 foi estimado nesta terça-feira em 601,9 bilhões de reais, segunda maior marca já registrada pelo país, mas abaixo do previsto no mês anterior, informou o Ministério da Agricultura.
Segundo comunicado da pasta, o valor figura 1,5% acima do VBP de 2018, com 394,8 bilhões de reais correspondentes às lavouras e 207,2 bilhões de reais à pecuária.
Até o mês passado, a projeção para o VBP deste ano era de 603,4 bilhões de reais.
Nas lavouras, o ministério destacou altas nos resultados de algodão e milho na comparação anual, prevendo avanços de 14,5% para a fibra e de 22,5% para o grão, o que representa valores recordes para ambos.
Principal produto de exportação do Brasil, a soja tem previsão de resultado 12,6% menor que o de 2018. Café (-24,7%) e cana-de-açúcar (-8,9%) também registram baixas, todos afetados por “preços e quantidades ”, segundo o ministério.
A pecuária, por sua vez, deve somar o maior valor dos últimos três anos, impulsionada especialmente pela produção de carnes bovina, suína e de frango, que em 2019 registraram recuperação nos preços e avanço na demanda, em parte devido ao surto de peste suína africana na China.





