Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 22 de janeiro
O médico veterinário Renato Pasqual foi o palestrante do Qualificaves &ndash, Frango de corte, realizado ontem (13) para avicultores e técnicos no município de Marechal Floriano. Cerca de 20 produtores participaram do evento.
O palestrante falou da importância da qualidade do pintinho no desempenho do campo. Ressaltou que a expansão do mercado avícola e sua busca por excelência, exigem que se obtenham animais de máximo desempenho e rendimento.
“Nesse contexto, a produção industrial de pintos de um dia se constitui como etapa crucial para o sucesso da atividade, cabendo ao incubatório disponibilizar para o mercado ou produtor pintinhos que apresentam um excelente desempenho zootécnico. ” disse Renato.
Renato destacou que a incubação há alguns anos deixou de ser apenas uma etapa necessária e passou a ser uma etapa estratégica, já que o desempenho técnico e econômico do lote de frangos de corte depende diretamente da qualidade dos pintos alojados.
“Pintos de baixa qualidade não atingirão bons resultados, pois seu desenvolvimento inicial e imunidade podem ter sido prejudicados por fatores que atuam no processo de incubação e que muitas vezes passam despercebidas ”, explicou o médico veterinário.
Renato Camilo Pasqual é médico veterinário, formado pela Universidade Federal de Pelotas no Rio Grande do Sul. É especialista em avicultura e em cadeia avícola, além da pós-graduação em Farmacologia. O Qualificaves é promovido pela Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo.



