Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

Após derrubada de vetos
Nova Lei de Licenciamento Ambiental aumenta responsabilidade do produtor rural

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Regularização fundiária
Projeto visa a auxiliar agricultor familiar a regularizar terra
Uma equipe do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) flagrou, nessa quinta-feira (06), um ponto de abate clandestino de aves, na localidade de Vale dos Reis, em Cariacica. A operação foi realizada de forma conjunta com policiais civis da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon). A identificação do local foi possível a partir de uma denúncia anônima.
O abate era realizado em um curral desativado, localizado numa chácara. “O procedimento era feito de forma precária, em uma estrutura totalmente imprópria, em condições higiênico-sanitárias deploráveis ”, disse a médica-veterinária do Idaf Georgiana Galvão.
O local não está registrado no Serviço de Inspeção Oficial, obrigatório para esse tipo de atividade, e não conta com licenciamento ambiental. Georgiana explica ainda que, em torno do local de abate eram criados porcos, que se alimentavam dos restos das aves abatidas.
Segundo a denúncia recebida, em torno de 1.700 galinhas eram abatidas diariamente no local. No momento da operação, foram apreendidas 1.200 aves vivas. Elas foram encaminhadas para abate em frigorífico regularizado, mas como a procedência dos animais era desconhecida, portanto, não oferecia segurança para alimentação humana, as carcaças seguiram para graxaria para utilização na produção de farinha para ração animal (cães, gatos e peixes) após tratamento térmico adequado de esterilização.
O responsável comercializava o produto de maneira informal pela região. Ele foi autuado e teve toda a carga que estava no local apreendida.
O Idaf alerta que os alimentos não inspecionados oferecem riscos à saúde da população, por isso, é importante que, durante a compra, o consumidor verifique sempre a presença do carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), Estadual (SIE) ou Municipal (SIM). (*Fonte: AssCom Idaf)

(*Fotos: Divulgação)





