Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES
*Redação
Trabalhos de iniciação científica de 1.068 estudantes de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) estão em exposição hoje e amanhã nos campi de Goiabeiras, Alegre e São Mateus, dentro da programação da 28ª Jornada de Iniciação Científica, parte dos eventosda Semana do Conhecimento, em homenagem ao Dia C da Ciência, celebrado dia 17 de outubroem todo o país. O Dia C tem o objetivo de realizar atividades para sensibilizar e informar à sociedade sobre a importância das pesquisas desenvolvidas nas universidades e nos institutos tecnológicos, mostrando como elas influenciam o cotidiano de todo cidadão.
As pesquisas foram realizadas em 2017 e 2018 e estão sendo divulgadas em pôsteres. De acordo com o diretor do Departamento de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Fábio Luiz Partelli, nos campi da Ufes em Alegre e São Mateus a maioria dos trabalhos são na área agronômica (Confira abaixo).Durante a 28ª Jornada, cada estudante expõe um pôster do seu trabalho para os professores avaliadores. No material estão descritos de forma resumida o objeto, a metodologia, o referencial teórico e as conclusões da pesquisa. Desta exposição serão selecionadas 12 pesquisas de cada uma das três grandes áreas do conhecimento.
Na segunda etapa, em novembro, os trabalhos selecionados serão apresentados a pesquisadores de outros Estados e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os 36 melhores receberão menção honrosa.
Segundo Partelli, a iniciação científica permite ao estudante o ingresso ao conhecimento científico, de forma teórica e prática. “A Jornada de Iniciação Científica é uma das etapas que auxiliam na formação profissional, pois o estudante/pesquisador apresentará os resultados para toda a sociedade, acadêmica ou não, sentindo na pele a repercussão do seu trabalho de pesquisa ”, destaca.
Abertura
Na solenidade de abertura da Semana do Conhecimento, ontemno auditório Rosa Maria Paranhos, no Centro de Ciências da Saúde(campus de Maruípe), o coordenador geral da Semana, professor Armando Biondo Filho,destacou que o evento envolve todos os centros de ensino, integrando todas asatividades realizadas pela Ufes.
Para a diretora do CCS, Gláucia Abreu, a Semana propicia um momento importante para a reflexão sobre a pesquisa e a ciência. “Em relação ao tema deste ano, que éCiência para a redução das desigualdades, talvez não exista nenhum investimento nesse país tão importante para equalizar oportunidades para a formação e a igualdade social como a ciência. Ela nos leva a lugares diferentes. Um país só se desenvolve de verdade quando investe em pesquisa, em ciência ”, destacou.
A pró-reitora de Graduação, Zenólia Figueiredo, que representou o reitor Reinaldo Centoducatte na solenidade, lembrou que, a cada ano, a Semana do Conhecimento da Ufes alcance um maior número de pessoas, mostrando que a universidade pública ocupa um lugar fundamental no desenvolvimento da sociedade.
“É a Ufes abrindo as portas em um momento integrado, Éa Ufes mostrando o que faz de melhor no ensino, na pesquisa e na extensão, o que faz a Universidade pulsar no seu dia a dia, estar vivanas salas se aula, nos laboratórios, nas instâncias de decisão. Em muitas ocasiões levamos o que a Ufes faz para as comunidades, mas neste momento fazemos isso juntos. É um trabalho concreto de formação profissional e humana”.(*Com informações da AssCom Ufes)
Veja os dias e horários dos trabalhos a serem apresentados por área, em todos os campi:
Campus de Goiabeiras
18/10 – das 9 às 17h- 300 pôsteres
(*Ciências agrárias- 1 pôster)
19/10- das 9 às 17h- 368 pôsteres
Campus de Alegre
19/10 – das 9 às 17h- 285 pôsteres
(*Ciências agrárias- 144 pôsteres)
Campus de São Mateus
29/10- das 7h30 às 20h- 106 pôsteres
(*Ciências agrárias- 28 pôsteres)





