Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES
No exame do pedido de registro, feito pela Associação dos Produtores de Socol de Venda Nova do Imigrante (Assocol), os relatores registram a longa caminhada realizada desde julho de 2014 até a publicação da concessão. “Verificou-se que que o pedido apresenta os elementos que comprovam ter o nome geográfico ‘Venda Nova do Imigrante’ se tornado conhecido como centro de produção de socol ”, concluíram os examinadores.
Conforme a publicação, a área compreendida pela Indicação Geográfica é composta por Alto Bananeiras, Bananeiras, Lavrinhas, Sede, Tapera, Alto Tapera, Santo Antônio da Serra e Providência. A delimitação da área ocorreu por serem esses o locais que, conforme esclarece o Inpi, concentram descendentes de italianos que historicamente fabricam e comercializam o produto. A conclusão do Instituto é baseada nos dados informados no pedido de registro.
Parabéns, produtores de socol, Assocol e Venda Nova do Imigrante por esta conquista! Para ler na íntegra a edição da RPI que publica a concessão do registro, cliqueaqui.
O que é a indicação geográfica?
A Indicação Geográfica (IG) é usada para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local tenha se tornado conhecido ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deve a sua origem. (Fonte: Inpi)
Fonte: AssCom PMVNI





