Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca
Mais uma barragem será construída pelo Estado, levando mais segurança hídrica à população e à agricultura. Desta vez, o município contemplado é o de Laranja da Terra. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), assinou, na manhã deste domingo (20), ordem de serviço para construção da barragem Taquaral, no distrito de Joatuba, em Laranja da Terra.
A barragem Taquaral será de terra, terá o custo de R$ 1,1 milhão e capacidade de armazenar 131 milhões de litros de água em 4,12 hectares de área alagada. Se houver um período de crise hídrica, a barragem terá capacidade para abastecer a comunidade por 90 dias seguidos. O prazo para entrega da obra é de seis meses.
Participaram da solenidade o secretário de Estado da Agricultura, Ideraldo Lima, o prefeito Josafá Storch, o chefe de gabinete do governador, Paulo Roberto Ferreira, o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Marcelo Oliveria, o subsecretário da Casa Civil, Miro Vilarim, além de lideranças do município.
O secretário de Estado da Agricultura, Ideraldo Lima, destacou que a barragem do córrego Taquaral faz parte de um conjunto de 60 barragens que serão construídas em todo o Estado. “Tenho o orgulho de fazer parte de um governo tão bem-sucedido. Nosso papel agora é fazer a entrega dos projetos que estavam em andamento. A reservação hídrica é fundamental para reduzir os impactos para a agricultura e a cidade em períodos de estiagem. Além da construção das barragens, o Governo, por meio do Idaf, desburocratizou o licenciamento de mais de 10 mil barragens nos últimos anos”, disse Ideraldo.
O agricultor Rafael Pagung, que planta café e inhame, é um dos que doaram parte do terreno para construção da barragem. Ele disse que mais de 200 proprietários serão beneficiados. “A gente doou a área porque precisa da água para o nosso plantio. E outros proprietários passaram muito problema com a seca. Hoje a prioridade é água para o povo, para a agricultura e para o município. Não vai mais faltar água”.
Programa Estadual de Construção de Barragens
O Programa Estadual de Construção de Barragens tem como objetivo ampliar a reservação de água para futuros períodos de estiagem. Até o final do ano serão investidos R$ 60 milhões para a construção de 60 barragens em todo o Espírito Santo.





