Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES
Essa é mais uma importante iniciativa do Governo do Estado, por meio da Seag e do Incaper.
Produtores rurais de Mimoso do Sul participaram do curso de sangria em seringueira no Distrito de Ponte do Itabapoana. A ação foi feita em parceria com a Cooperativa dos Seringalistas do Espírito Santo (Heveacoop).
Essa é mais uma importante iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Alguns dos produtores foram contemplados com o Programa de Desenvolvimento da Heveicultura Capixaba (Probores), uma iniciativa do Governo do Estado, com o objetivo de ampliar o sistema de produção, afim da diversificação e a sustentabilidade das propriedades rurais.
O curso foi ministrado pelo engenheiro agrônomo do escritório local do Incaper em Vila Velha, Itamar Alvino de Souza, que abordou os cuidados antes e após a sangria, amolagem da faca, escolha e marcação das árvores em ponto de sangria, manutenção do ângulo de corte, tratamento preventivo de painel, entre outros. Na oportunidade, o representante da Heveacoop, Pedro Inácio Wandekoken, citou os desafios do setor e as oportunidades de mercado.
Para o extensionista do Incaper de Mimoso do Sul, Jean Gomes de Moraes, o curso foi muito satisfatório. “O município possui um plantio expressivo de seringueira já em fase de produção, o que reforça a necessidade de treinamentos e capacitações visando a melhoria da qualidade do produto final e consequentemente, melhoria da qualidade de vida do homem no campo ”.
fonte: INCAPER





