Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

O cacau é uma fruta típica da cultura tropical e é conhecido por ser a principal matéria prima do chocolate. Embora a Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira (Ceplac) recomende que a sua plantação ocorra apenas em regiões baixas e quentes, um agricultor de Santa Maria de Jetibá, Região Serrana do Espírito Santo, contrariou as orientações e mostrou que plantar cacau em regiões altas também pode dar certo e com boa produtividade.
O agricultor Oldair Corteletti disse que há 6 anos investiu na plantação do cacau na região. Ele disse, ainda, que ninguém acreditava que ele conseguiria, por conta das condições climáticas do local. Mesmo desacreditado ele plantou 600 mudas há 680m de altitude.
“”Fui chamado de doido na época, afinal, a terra fria não dá cacau. Ninguém acreditava que daria certo””, destacou.
Apesar da temperatura baixa, dois fatores contribuíram para que Corteletti obtivesse êxito em sua plantação: a lavoura fica no vale, em uma área protegida do vento, e há incidência da luz do sol diretamente nas folhas.
O agrônomo e pesquisador da Ceplac, Carlos Alberto Spaggiari estuda cacau há 29 anos e explicou como se dá o processo.
“”Em Santa Maria de Jetibá a lavoura fica exposta ao sol, as folhas absorvem o calor gerando o efeito estufa na plantação e aumentando a temperatura. Além disso, as folhas sombreiam o caule e evitam a desidratação da planta. As montanhas fazem barreira que impede que os ventos fortes cheguem””.
Spaggiari falou, ainda, que a umidade é um terceiro fator preponderante para a sobrevivência dos pés de cacau e que o clima ideal para o cultivo da fruta ocorre em regiões de até 500m de altitude.
“”O cacaueiro (árvore perenifólia que dá origem ao fruto chamado cacau) é de clima quente, que se desenvolve bem em uma temperatura média de 22ºC a 26ºC. O clima ideal para o cultivo do cacau ocorre em regiões de até 500m de altitude””.
Fonte: G1





