Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

O incentivo à leitura foi proporcionado aos estudantes do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Profª Carolina Pichler, localizada em Colatina, por meio do projeto “A Magia dos Livros ”.
Com as peças teatrais “Os Três Porquinhos às Avessas ” e “Chapeuzinho Vermelho Bem Brasileiro ”, a intenção foi promover a prática da leitura e da escrita, além de difundir a cultura e o conhecimento para os alunos.
As apresentações contaram com a colaboração dos alunos de Altas Habilidades da Sala de Recursos, e com estagiárias da Escola Municipal Ferrúcio Forrechi.
Outra ação foi a contação da história “Semente da Verdade ”, pela pedagoga do turno matutino, Maria Lucia Vicentini Coslop, além de apresentações de vídeos de incentivo à leitura e cordel, que abordaram temas trabalhados em sala de aula como dengue e família.
Todas as atividades foram realizadas sob a coordenação da pedagoga do turno vespertino, Terezinha Tércia Del Santo de Moraes.
Feira de Ciências e Tecnologia
Meio Ambiente foi o tema de uma atividade realizada na Escola Profª Carolina Pichler, com o objetivo de trabalhar questões ambientais, conscientizando os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a comunidade local, sobre a importância da preservação da natureza. Os trabalhos foram finalizados com uma feira de Ciências.
O tema contribuiu na busca da compreensão do ambiente e sua complexidade, gerando representações do entendimento do aluno como parte do universo, das relações e da própria vida. A exposição dos trabalhos foi uma maneira diferente de contextualizar o tema.
O projeto foi desenvolvido de forma interdisciplinar, envolvendo conteúdos de Ciências (abrangendo Física e Química), Matemática e Geografia e outras disciplinas. Nessa atividade, os educandos atuaram diretamente sobre o objeto de aprendizagem, por meio de observação, experimentação, comparação e estabelecimento de relações, entre fatos e fenômenos, teoria e prática.
Fonte: Governo do ES





