Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O debate aconteceu na tarde desta quarta-feira (8/10), na 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), em Vitória (ES). Entre os palestrantes, o engenheiro de minas Augusto César Gusmão Lima destacou a relevância da mineração para a cadeia produtiva agrícola, ressaltando que insumos minerais são fundamentais para o aumento da produtividade e sustentabilidade no campo.
A professora da Universidade de Brasília (UnB), geol. Suzi Huff, apontou o papel crucial das rochas e dos minerais na fertilidade dos solos brasileiros. Nesse cenário, técnicas como a rochagem e o uso de remineralizadores despontam como soluções promissoras para corrigir deficiências minerais e melhorar a estrutura física do solo.
Encerrando as exposições, o representante da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil, geol. Francisco Valdir Silveira, enfatizou o compromisso do órgão com o desenvolvimento sustentável, a importância do mapeamento geológico para subsidiar políticas públicas voltadas à produção agrícola e à exploração responsável dos recursos minerais.
Assim, o painel reforçou que o sucesso do agronegócio passa pela integração entre tecnologia, ciência, mineração e geologia para o crescimento econômico do país.




