Mais lidas 🔥

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Operação volante
Transporte irregular de café e pimenta-do-reino vira alvo de operação no Norte capixaba

Café e fotografia
Fotografia valoriza o café do Brasil e recebe prêmio internacional

O debate aconteceu na tarde desta quarta-feira (8/10), na 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), em Vitória (ES). Entre os palestrantes, o engenheiro de minas Augusto César Gusmão Lima destacou a relevância da mineração para a cadeia produtiva agrícola, ressaltando que insumos minerais são fundamentais para o aumento da produtividade e sustentabilidade no campo.
A professora da Universidade de Brasília (UnB), geol. Suzi Huff, apontou o papel crucial das rochas e dos minerais na fertilidade dos solos brasileiros. Nesse cenário, técnicas como a rochagem e o uso de remineralizadores despontam como soluções promissoras para corrigir deficiências minerais e melhorar a estrutura física do solo.
Encerrando as exposições, o representante da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil, geol. Francisco Valdir Silveira, enfatizou o compromisso do órgão com o desenvolvimento sustentável, a importância do mapeamento geológico para subsidiar políticas públicas voltadas à produção agrícola e à exploração responsável dos recursos minerais.
Assim, o painel reforçou que o sucesso do agronegócio passa pela integração entre tecnologia, ciência, mineração e geologia para o crescimento econômico do país.




