Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A passagem da bandeira da Soea do Espírito Santo para Sergipe ganhou ainda mais significado por marcar o início da preparação para a 81ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que será realizada de 13 a 16 de outubro de 2026. O evento coincidirá com as comemorações dos 50 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE).
Mais do que um gesto simbólico, a solenidade representou o início de uma mobilização que deve envolver diversos setores estratégicos do estado. A expectativa é reunir mais de seis mil profissionais de todas as regiões do Brasil, consolidando Sergipe como protagonista nos debates nacionais sobre inovação, desenvolvimento sustentável, tecnologia e políticas públicas voltadas à área tecnológica.
Ao entregar a bandeira para o próximo anfitrião da Semana, Jorge Silva, presidente do Crea-ES, afirmou que o evento deste ano trouxe aperfeiçoamento profissional. “Os debates destes dias vão fazer com que tenhamos um município, um estado e um país cada vez melhor. Em Sergipe avançaremos ainda mais, estaremos juntos com vocês. Este já é o maior evento tecnológico da América Latina, e o segundo maior do mundo. Até a próxima!”, disse, depois de rodar com a bandeira no palco, instigando o presidente do Crea-SE a fazer o mesmo.
O presidente do Crea-SE, eng. civ. Dilson Melo, ressaltou o simbolismo de sediar a 81ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia em Sergipe. “Receber pela primeira vez a Soea, justamente no ano em que o Crea-SE completa 50 anos, é motivo de grande emoção e orgulho. Nosso compromisso é realizar uma Semana à altura do nosso estado, em parceria com os órgãos governamentais, como as prefeituras e o Governo de Sergipe, e contando com a experiência dos últimos anfitriões”, destacou.
“Que moqueca maravilhosa capixaba”, iniciou o diretor-presidente da Mútua e ex-presidente do Confea, Joel Krüger. “Dilson, fica de olho que a régua de qualidade do evento foi aumentada pelo Jorge”, brincou. “Tenho certeza de que Sergipe será absoluto sucesso. Teremos muito apoio. E esta Soea foi belíssima, todo mundo está saindo com muito mais conhecimento do que entrou”, ponderou, antes de agradecer os times de todas as instituições envolvidas na organização da Soea.
O presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, encerrou a solenidade com um pedido especial: “Nesta passagem de bandeira, meu único pedido é que a 81ª Soea tenha como foco principal os profissionais. Uma Semana que inspire e motive nosso público, assim como aconteceu aqui”, afirmou Marchese.
Carta de Vitória
Todos os anos, durante a passagem da bandeira da Soea para o próximo Crea que vai receber a Semana, o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) faz a leitura da Carta Declaratória da Soea, que sintetiza as discussões realizadas no evento. Na Carta deste ano, o Cden firmou seu compromisso em aprovar um novo regimento para o colegiado e em revisar o Código de Ética Profissional
Leia a carta de Vitória – https://www.confea.org.br/midias/cartadevitoria_80soea.pdf




