Municípios discutem projetos estratégicos para o Caparaó
por Assessoria de Imprensa
em 23/11/2022 às 15h47
3 min de leitura
O ano de 2023 promete alavancar a região do Caparaó com projetos estruturantes em diferentes áreas que se integram de forma macro regional, capacitando a região para o desenvolvendo sustentável do agroturismo, aliado a cultura e aos potenciais econômicos da região.
Para discutir o assunto foi realizada na última segunda-feira (21), em Guaçuí, uma reunião entre o Consórcio Caparaó, demais municípios da região e Sebrae.
Entre outros assuntos foi discutida a criação dos roteiros turísticos e a realização de uma feira regional e
Os principais pontos debatidos foram:
– Criação de uma identidade visual para cada um dos municípios, a partir de ampla pesquisa histórico-cultural que permita gerar atratividade e padronização das ações da gestão municipal, permitindo a atratividade de novos investimentos,
– Realização de uma Feira Regional reunindo todos os 12 municípios integrantes da região do Caparaó com diferentes atrações envolvendo artes, culinária, história, danças, músicas e outras áreas visando ampliar a visibilidade da região e a atratividade do turista, além da geração de empregos;
– Planejamento e construção da Estrada Parque que permitirá ao turista e a população maior mobilidade de forma integrada entre todos os municípios da região, com padronização nas placas indicativas, de sinalização e outras, facilitando os roteiros turísticos;
Mais Conexão Safra
– Criação dos roteiros turísticos, elaborados por cada município, com critérios para destacar os empreendimentos com a infraestrutura necessária para o melhor acolhimento dos turistas e geração de maiores benefícios aos empreendedores e a população, mantendo uma integração com a Estrada Parque.
Alguns municípios já estão com projetos mais avançados em algumas áreas. Com o apoio do Sebrae, Divino São Lourenço realiza até o dia 30 de novembro o pré-teste dos roteiros definidos pela gestão municipal, do qual, os outros municípios poderão participar com o objetivo de aprendizagem, motivação e avaliação.
Guaçuí também apresentou um grande avanço na fase de planejamento dos seus roteiros e Iúna já se destaca no projeto de identidade visual, com exposições permanentes que contam a história da cafeicultura na região. Outro projeto estratégico pleiteado pelo Consórcio do Caparaó é a criação da Área de Proteção Ambiental (APA ) do entorno do Parque que inclui o plano de manejo da região, visando o desenvolvimento sustentável.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!