pube
Trabalho

Desafios e novas conquistas marcam o Dia das Mulheres na Engenharia

por Fernanda Zandonadi

em 23/06/2023 às 11h58

2 min de leitura

Desafios e novas conquistas marcam o Dia das Mulheres na Engenharia

Foto: arquivo pessoal

O Dia Internacional das Mulheres na Engenharia é comemorado nesta sexta-feira (23). Com ele, vem as histórias de conquistas de muitas mulheres que, apesar dos desafios, abraçam a carreira e conquistam novos espaços de trabalho. A engenheira geóloga e de segurança no trabalho, Leila Issa Vilaça é diretora geral da Mútua ES, caixa de assistência dos profissionais do Crea-ES e convida a todas as engenheiras, agrônomas e geocientistas a desbravarem novos horizontes. 

pube

“Temos este dia como referência de luta e simbolismo global de tudo o que já alcançamos no papel e nos espaços que as mulheres podem e devem ocupar na Engenharia, Agronomia e Geociência. A agenda 20/30 da ONU (Organização das Nações Unidas) tem entre os os objetivos do desenvolvimento sustentável o de número cinco. Ele visa a garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política economica e pública”, explica Leila Issa Vilaça.

O Dia Internacional das Mulheres na Engenharia foi criado no ano de 2014 pela organização britânica Women’s Engineering Society. O objetivo da data é fortalecer o espaço que as engenheiras vêm ganhando na profissão. Uma publicação da Universidade Estadual Paulista, com base no Censo da Educação Superior de 2016, aponta que há mais de 290 mil mulheres fazendo graduação em áreas da Engenharia no país. O número corresponde a 28% dos estudantes que optam por essa área de conhecimento no Brasil.

 

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!