pube
Tecnologia

Filtro solar para plantas aumenta produtividade do café

por Leandro Fidelis

em 03/06/2019 às 15h08

4 min de leitura

Filtro solar para plantas aumenta produtividade do café

Fotos: Leandro Fidelis

As plantas também sofrem com o sol. E graças a uma nova tecnologia agro, a proteção dos vegetais está garantida. Trata-se de um filtro solar à base de caulinita processada, calcinada e purificada, que diluída em água, vem demonstrando grande potencial na redução do estresse térmico da planta. 

No Espírito Santo, o filtro está sendo testado nos cultivos de pimenta-do-reino, banana, abacaxi e café. E os resultados já são visíveis para os cafeicultores. A presença da tecnologia está evitando a ocorrência da escaldatura, o principal problema relacionado à produtividade. 

As conclusões são do engenheiro agrônomo e mestrando em produção vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Deivisson Pelegrino de Abreu. Ele vem pesquisando há três anos a eficácia do produto, criado nos Estados Unidos e utilizado em 5 milhões de hectares em 40 países, em campos experimentais de Arábica e Conilon em Atílio Vivacqua, Marechal Floriano e Mimoso do Sul.

pube

O agrônomo virou o garoto-propaganda do filtro solar durante a Exposul Rural, de 11 a 14 de abril, em Cachoeiro, onde um plantio demonstrativo de café recebia os produtores rurais curiosos com a novidade. 

De acordo com Deivisson, são necessárias pouquíssimas concentrações do filtro solar e, no caso do café, recomenda-se utilizar 5% do volume de calda de pulverização. O produto pode ser aplicado com pulverizador costal manual ou motorizado e também lançado por aviões.

“É uma tecnologia atóxica e pode ser usada em consórcio com outros produtos. É também veículo para produtos biológicos e aumenta o prazo de ação de fungicidas, dentre outros”, garante.

Segundo Deivisson, em todos os testes com café realizados até agora houve redução do número de defeitos nas plantas protegidas pelo filtro e até os frutos ficaram maiores. “Isto é muito bom porque os produtores podem ser melhor remunerados”, diz o pesquisador, cujo estudo financiado pela empresa norte-americana está em fase de especialização técnica.

Além disso, o filtro ajudou na marcação da planta, evitando aplicação malfeita. O produto reduz a incidência de luz na parte externa e aumenta na interna com a distribuição da luminosidade no dossel da planta. No caso das folhas, a temperatura reduz em 4%. 

“O café é uma cultura em que a perda provocada pelo excesso de variação de temperatura é visível, tanto nas folhas quanto nos frutos. Com o produto, facilmente percebe-se o valor da tecnologia no salvamento das colheitas”, afirma Fábio Bueno de Mares, coordenador técnico da Nova Source, detentora da patente do filtro solar.

A tecnologia está sendo testada no Cerrado Mineiro, além dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins nas culturas de soja, citrus, meção, melancia, laranja e tomate.

Parceria com cooperativa
A Novasource formalizou parceria com a Cooperativa dos Produtores Agropecuários da Bacia do Cricaré (Coopbac) para garantir o acesso dos agricultores associados ao filtro solar. Um total de 65 produtores de pimenta-do-reino, café Conilon, mamão, macadâmia, coco, uva, cacau e seringueira está recebendo treinamento para utilização do produto.

Conforme o engenheiro agrônomo Deivisson de Abreu, antes de conhecerem o filtro, os produtores utilizavam a folha da palmeira, da pindobas e do coco como proteção. Porém, devido o aumento do custo para adquirir as mudas dessas espécies e a necessidade de preparar o solo, concluíram ser mais viável o uso do filtro solar.

O pipericultor Antônio Marcos Melo Pereira, da localidade de Cinco Voltas, no município de Boa Esperança aprova os efeitos da tecnologia. Ele só aplicou o filtro nos pés de pimenta-do-reino mais novos, e na comparação com as carreiras de pés desprotegidos, o resultado o surpreendeu. “Usei em janeiro e realmente o produto protegeu as plantas, que sentiram bem menos o sol forte do período”.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!