pube
Cooperativismo

Sicredi e empreendedores impulsionam turismo em Conceição do Castelo

Cooperação do Sicredi Aliança RS/SC/ES fomenta o agroturismo e o turismo rural na Terra dos Sanfoneiros

por Leandro Fidelis

em 16/05/2024 às 14h36

8 min de leitura

Sicredi e empreendedores impulsionam turismo em Conceição do Castelo

(*Fotos: Leandro Fidelis/Imagem com direito autoral. Proibida reprodução sem autorização)

Em Conceição do Castelo, na região Serrana do Espírito Santo, a chegada do Sicredi Aliança RS/SC/ES trouxe não apenas uma instituição financeira, mas sim um parceiro ativo no desenvolvimento econômico e social do município. Com uma abordagem centrada na cooperação e no apoio mútuo, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil tem desempenhado papel crucial na promoção e no fortalecimento do agroturismo e do turismo rural locais.

Conhecido por suas belezas naturais, herança histórico-cultural e tradições luso-italianas, o município despertou recentemente para uma nova realidade de empreendedorismo rural. Levantamento da cooperativa indica a existência de pelo menos 30 empreendimentos com vocação para o agroturismo, entre agroindústrias, restaurantes, cervejarias, charcutaria, entre outros, em todo o entorno da área urbana, num raio de 30 km.

Um dos principais impulsionadores desse crescimento é o Vale do Emboque, localizado na Comunidade de Monforte Frio, a cerca de 15 km do centro. O cenário pitoresco formado por paredões rochosos de beleza ímpar não só encanta pela paisagem bucólica, como também é ponto de referência histórica, pois recebeu expedições tropeiras através da antiga Rota Imperial. Quem conhece o local acaba permanecendo mais tempo em Conceição e descobrindo outras experiências no meio rural.

A gerente do Sicredi Andréa Viana Ferreira destaca a importância de caminhar lado a lado com os associados e a comunidade, acompanhando de perto seu desenvolvimento e buscando formas de impulsionar a economia local de maneira sustentável.

“No Sicredi, a palavra juntos vem sempre em primeiro lugar. Se o associado está junto conosco, nos deu oportunidade de fazer negócios, é recíproco também que nós estejamos juntos com ele de maneira genuína, acompanhando seu desenvolvimento, os seus negócios. Não somente os associados, mas toda a comunidade. Desde que chegamos, toda a comunidade nos apoiou e nos recebeu bem, então também precisamos caminhar juntos com os seus interesses”, diz.

pube

Vale do Emboque, na localidade de Monforte Frio.

Desde a abertura da agência, em dezembro de 2023, o Sicredi tem trabalhado em estreita colaboração com os produtores rurais e empreendedores locais, identificando oportunidades e oferecendo suporte financeiro e consultoria especializada. “É um princípio do cooperativismo o interesse pela comunidade, e é missão também do Sicredi promover o desenvolvimento local de forma sustentável. O quintal da nossa casa, que é Conceição do Castelo, é repleto de belezas naturais, pessoas acolhedoras, de boa vontade, guerreiras. É um berço macio para a gente desenvolver atividade econômica ligada ao agroturismo. Pensamento coletivo, mas cada um fazendo a parte que lhe cabe”, finaliza.

Especialista em orquídeas, o conceiçoense Tiago Zaque expressa gratidão pela abordagem diferenciada do Sicredi, que trouxe não apenas interesse, mas também oportunidades concretas para os produtores locais. Ele e o primo Marcos Zachi participam de um grupo de colecionadores, no qual trocam informações e realizam cruzamentos de espécies do bioma Mata Atlântica e Cerrado, abrangendo orquídeas de todas as regiões do Brasil.

No último dia 05 de maio, a equipe da agência local do Sicredi participou do 5º Encontro da Cattleya guttata e Sophronitis, promovido pela dupla, na localidade de Montevidéo, que reuniu centenas de pessoas da Grande Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo e Linhares. “O Sicredi já virou parceiro. Nunca tivemos esse corpo a corpo até então, ainda mais como produtores rurais atuantes no agroturismo. A cooperativa chegou, mostrou interesse e trouxe oportunidades. Esse contato é diferenciado. Nunca vi, é a primeira vez!”, diz Tiago.

Da mesma forma, o casal Jean Carlos Daré e Karla Zeferino, do Sítio Esperança, referência em flores ornamentais e prestes a colher a primeira safra de cacau, destaca a missão da cooperativa em agregar a comunidade e também o papel do cooperativismo em promover o crescimento conjunto. “Antes mesmo de abrir a agência do Sicredi, a gente gostou do que a cooperativa tinha a oferecer, da sua missão, de querer agregar a comunidade. Eu sou muito de abraçar as oportunidades e quis mais essa parceria”, diz Karla.

Formada em administração, a empreendedora trouxe uma abordagem estratégica ao negócio, buscando oportunidades de mercado e estabelecendo parcerias. Hoje, o Sítio Esperança atende especialmente revendas de plantas ornamentais com mudas de lavanda, beijo de sol, zínia, verbena, lantana e orquídeas. As duas primeiras são o carro-chefe do empreendimento. Por mês, o casal produz 3.000 mudas de lavanda, com prospecção de aumento para 5.000 a 8.000 mudas por conta do mercado em expansão.

O Sicredi não é apenas uma instituição financeira, mas um parceiro ativo e comprometido com o crescimento conjunto de produtores e empreendedores locais, fortalecendo a economia e promovendo o turismo rural no município

Para Daré, o cooperativismo é mais do que apenas juntar pessoas. “É compartilhar experiências, ter apoio”, define. “É alinhar pensamentos, trazer para perto quem tem a mesma visão e crescer juntos. Busco muito isso: manter perto quem quer o nosso bem e crescer, andar para frente. Sozinho a gente até vai, mas não muito longe”, completa a mulher.

Da mesma forma, Kininha Faria, da Charcutaria Bicame, ressalta o apoio do Sicredi em sua jornada empreendedora, trazendo não apenas liberdade financeira, mas também apoio à comunidade local. A empreendedora produz linguiças defumadas, lombo, bacon e outros embutidos, sendo 11 com o selo de qualidade do município. Os produtos fazem tremendo sucesso na região. “Já tive conta em bancos tradicionais, mas o Sicredi chegou e está representado na região por uma pessoa que abraça tudo. Uma união perfeita! Eu me senti abraçada pela cooperativa, que iniciou sua atuação em Conceição praticamente junto com meu negócio”, afirma a empreendedora.

A cafeicultora Maria da Penha Collodete Serafim e as filhas, Danieli e Dhaiane, da marca “Aroma de Colono” (na foto em destaque), destacam a diferença no tratamento e na atenção personalizada recebida das cooperativas em comparação com os bancos tradicionais. Essa relação de proximidade e confiança tem impulsionado os negócios da família e alimentado os planos de expansão para mercados além das fronteiras do Brasil. “Em cooperativa, o ambiente é mais familiar e você fica mais à vontade em relação aos bancos convencionais. Você tem uma atenção diferente, as pessoas se preocupam mais com você, conversam mais”, afirma Dhaiane.

Ao lado do marido, Douglas Gasparetto, e do pai, José Gotardo Dariva, o “Zezinho Dariva”, Marilene transformou o sítio da família em um destino turístico de sucesso em Conceição do Castelo. Com produção diversificada, incluindo café especial e uvas premiadas, e uma lojinha de agroturismo, o empreendimento MD Frutos da Terra atrai visitantes até da Grande Vitória.

Coincidentemente, Douglas, que é gaúcho, compartilha raízes com o berço do cooperativismo na América Latina, o Rio Grande do Sul. O pioneirismo é do Sicredi, fundado há 121 anos, o que influenciou sua visão empreendedora.

Desde a abertura da agência local, em dezembro de 2023, o Sicredi tem trabalhado em estreita colaboração com os produtores rurais e empreendedores locais, identificando oportunidades e oferecendo suporte financeiro e consultoria especializada

“Em cada local e evento que você vai no Rio Grande, a própria cooperativa chega e cria uma história junto para ser contada e repassada. E aqui em Conceição, estamos tentando fazer com que a história do Zezinho e da Marilene seja recontada por várias mãos de uma forma simples, mas bem carregada. O turista vem aqui ver dança portuguesa, escutar um menino da comunidade tocar sanfona, conhecer o povo que mexe com costela suína… Isso vai só agregando e mostra que Conceição tem um potencial muito grande, mas que está adormecido ainda”, compartilha Gasparetto.

A cooperação do Sicredi tem sido um catalisador para o desenvolvimento do agroturismo e do turismo rural em Conceição, fortalecendo a economia local e promovendo o crescimento conjunto de produtores e empreendedores. Com um compromisso genuíno com a comunidade e uma abordagem centrada nas necessidades dos associados, a instituição cooperativa de crédito demonstra que, juntos, é possível alcançar um futuro próspero e sustentável para todos.

O prefeito, Christiano Spadetto, afirma estar comprometido e que vai continuar apoiando e promovendo o turismo rural e o agroturismo locais, reconhecendo o papel vital que desempenham no desenvolvimento econômico e na preservação da cultura e do meio ambiente.

“Trabalhamos em estreita colaboração com empreendedores locais e organizações turísticas e culturais para garantir um crescimento sustentável e benéfico para toda a comunidade. Juntos, estamos construindo um futuro brilhante para o turismo de Conceição, onde os visitantes podem desfrutar das belezas naturais como o Vale do Emboque, das cachoeiras, da Rota imperial, além do nosso calendário cultural, com valorização das culturas luso-italiana e sertaneja, gastronomia, experiências autênticas e produtos locais de qualidade, que contribuem para o nosso progresso econômico e social”, finaliza.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!