Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A rotina e os desafios das fábricas de ração foram abordados na palestra “Nossas fábricas de ração estão prontas para enfrentar a atual realidade? O que precisamos dar maior atenção?”, que foi promovida na última quinta-feira (9), de forma on-line, pela Ases e Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS).
O evento que também contou com apoio dos frigoríficos Cofril, Mosquini e Zuculoto, teve em sua abertura o diretor executivo da Ases, Nélio Hand, saudando o público e passando a palavra para a diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke.
Por meio de um vídeo, a representante da entidade nacional destacou a série de eventos on-line que a ABCS, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), tem promovido em todo o país com diversas temáticas que são pertinentes à cadeia suinícola brasileira.
Na sequência, a palestra que deu nome ao evento foi comandada pelo médico-veterinário, Stefan Rohr, que destacou a importância de entender as boas práticas e os pontos relevantes das normas, e explicou a relação e a aplicação das instruções normativas 04 e 65 e da norma operacional 03, por meio de uma linha do tempo.
Stefan também detalhou a diferença entre registro e cadastro e apresentou as últimas atualizações das normas publicadas. Após a apresentação, o palestrante respondeu algumas perguntas que foram feitas pelo público participante.
O diretor executivo da Ases, Nélio Hand, destacou a importância de debater sobre a temática de fábricas de rações e já adiantou que outros assuntos podem ser abordados ao longo do ano, por meio dessa parceria entre a associação e a ABCS.
“Nos últimos anos, esse é um tema que vem sendo debatido, não somente pela suinocultura, mas também em outros segmentos produtivos, já que se trata de uma temática muito relevante e que necessita de muita atenção. A adequação das fábricas de ração de cada granja é fundamental para que se possa estar em regularidade diante das normas estabelecidas e produzindo com segurança que se reflete na qualidade que o mercado deseja”, enfatizou Nélio.


