Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

Saboroso e altamente nutritivo, o feijão vermelho foi recentemente considerado um dos dez alimentos mais saudáveis do mundo, de acordo com uma pesquisa realizada pela Mayo Clinic, dos Estados Unidos. O grão, que é oferecido pela marca Meu Biju – e produzido pela Josapar – reúne uma série de propriedades que explicam sua presença nesse ranking. Fonte de proteínas, fibras e diferentes vitaminas e minerais, seu consumo regular pode contribuir diretamente para a melhora de diversas funções do organismo.
De acordo com a nutricionista Dra. Aline Maldonado F. de Alcântara, o feijão vermelho pode ser consumido nas refeições diárias, em uma dieta equilibrada, com as porções adequadas às necessidades específicas de cada pessoa. E para variar o menu, o grão pode ser preparado de diferentes formas, desde saladas, até sopas, ensopados e pratos principais.
“O feijão vermelho possui fibras que contribuem para a saúde digestiva, ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue e a aumentar a sensação de saciedade, auxiliando também na perda de peso. Como uma excelente fonte de ferro e outros minerais, como magnésio, fósforo e cálcio, ele ajuda a prevenir a anemia e aumentar a densidade dos ossos, essencial para a prevenção da osteoporose. O grão apresenta ainda a vitamina K entre suas propriedades, que protege o sistema nervoso contra os danos dos radicais livres”, explica a nutricionista.
Pensando em contribuir com algumas dicas de preparo para as pessoas que desejam consumir o feijão vermelho regularmente, a marca Meu Biju preparou uma série de receitas que levam o grão entre seus ingredientes principais. Confira:

Salada de feijão vermelho Meu Biju
Ingredientes
– ½ embalagem de feijão vermelho
– Folhas de louro a gosto
– 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
– 2 colheres (sopa) de suco de limão
– 1 colher (sopa) de mostarda
– ½ xícara (chá) de azeite de oliva
– 1 dente de alho picadinho
– 2 tomates, sem sementes, picados em cubinhos
– 1 cebola roxa picada em cubinhos
– ½ maço de salsinha picada
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Deixe ofeijão de molho em 1 litro de água quente durante 2 horas, trocando a água a cada 1 hora. Após esse tempo, transfira o feijão junto à água do remolho para uma panela de fundo grosso, acrescente 2 litros e meio de água e o louro e cozinhe em fogo médio, com a panela semitampada, até que os grãos estejam macios e o caldo fique ralo (cerca de 1 hora).
Enquanto isso, faça um vinagrete: misture o vinagre, o suco de limão e a mostarda. Despeje o feijão em fio, batendo com um garfo, até virar um molho uniforme. Adicione o alho, os tomates, a cebola e a salsinha. Tempere com sal e pimenta.
Escorra a água do feijão e, delicadamente, misture os grãos ainda quentes com o vinagrete, para que absorvam todo o tempero. Sirva acompanhando carnes assadas ou feitas na brasa.
Dica: nesta receita, o feijão vermelho também pode ser preparado em panela de pressão. A vantagem de prepará-lo em panela grossa é poder escorrê-lo no ponto certo: feijão cozido, inteiro e com caldo ralo.

Ingredientes
– 500 g de feijão vermelho
– 1 cebola média picada
– 2 dentes de alho picados
– Manjerona a gosto
– Sal a gosto
– Pimenta-do-reino a gosto
– 500 g de abóbora japonesa picada
Modo de preparo
Cozinhe o feijão vermelho por 15 minutos na panela de pressão. Em uma frigideira, frite a cebola e o alho, temperados com a manjerona, o sal e a pimenta-do-reino. Agora, em uma nova panela, junte o feijão, os temperos fritos, a abóbora crua e deixe ferver por uns 20 minutos ou até engrossar bem o caldo com a abóbora cozida.
Montagem: para servir dentro da abóbora, tire a tampa e retire todas as sementes. Depois, mergulhe ela dentro de uma panela com água fervendo (de boca para baixo) por 5 minutos, para amolecer. Retire, escorra a água e coloque o feijão já pronto. Sirva em seguida.

Ingredientes
– ½ embalagem de feijão vermelho
– 1 folha de louro
– 1 colher (sopa) de óleo
– 1 cebola roxa picada
– Sal a gosto
Modo de preparo
Deixe o feijão vermelho de molho em 1 litro de água quente durante 2 horas, trocando a água a cada 1 hora. Após esse tempo, transfira o feijão vermelho junto à água do remolho para uma panela de fundo grosso, acrescente 2 litros e meio de água e o louro e cozinhe em fogo médio, com a panela semitampada, até que os grãos estejam macios e o caldo levemente encorpado (aproximadamente 1h30). Para fazer na panela de pressão, junte o feijão e a água do remolho a 2 litros de água e o louro. Depois de pegar pressão, cozinhe em fogo baixo por cerca de 50 minutos.
À parte, faça o tempero do feijão: aqueça o óleo e refogue a cebola até que fique transparente. Junte uma concha cheia do feijão cozido, amasse os grãos com as costas da concha e tempere com sal. Volte o refogado para a panela de feijão, misture bem e mantenha em fogo baixo até que o caldo do feijão fique encorpado. Sirva a seguir.
Dica: para dar mais sabor ao feijão, experimente trocar metade da água do cozimento por um caldo saboroso de carne ou legumes. Para um feijão mais rico, cozinhe-o com toucinho defumado em cubinhos ou linguiça paio em rodelas.




