Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

Os alimentos que ajudam a emagrecer são aqueles que melhoram o trânsito intestinal, combatem a retenção de líquidos, aceleram o metabolismo ou promovem a saciedade, como a couve-flor, o chá verde, o arroz integral, a aveia e a berinjela, por exemplo.
Para ajudar a emagrecer, segundo o site Tua Saúde, esses alimentos devem ser consumidos junto com uma alimentação saudável e variada, associada à prática regular de atividades físicas, como caminhada, dança e musculação, por exemplo, para aumentar o gasto de calorias.
A nutricionista Tatiana Zanin, do portal Tua Saúde, listou alguns alimentos que ajudam a emagrecer. Confira:
1. Couve-flor
A couve-flor é um bom alimento para ajudar a emagrecer, porque é rica em fibras que controlam a fome ao longo do dia, diminuindo a ingestão de alimentos.
Além disso, a couve-flor também é rica em triptofano, um aminoácido que ajuda a controlar a ansiedade, ajudando na perda de peso em pessoas que têm compulsão alimentar.
Como consumir: A couve-flor pode ser consumida crua ou cozida, em preparações como saladas, gratinados, tortas, base para pizzas e como substituto do arroz. Já as folhas e o caule mais grosso da couve-flor podem ser usados em refogados, sopas e ensopados.
2. Chá verde
Por possuir compostos bioativos, como cafeína, catequinas e flavonoides, o chá verde ajuda a acelerar o metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia e ajudando a emagrecer. Veja outros benefícios do chá verde.
Além disso, o chá verde tem um efeito diurético, favorecendo a eliminação do excesso de líquido corporal e ajudando, assim, na perda de peso.
Como consumir: Para preparar o chá verde, deve-se adicionar 1 colher (de chá) da erva em 1 xícara de água fervente, deixando repousar por cerca de 10 minutos. Pode-se beber até 4 xícaras (de chá) do chá verde por dia.
3. Arroz integral
O arroz integral, diferentemente do arroz branco, é rico em fibras, ajudando a aumentar a saciedade e fazendo com que a quantidade de alimentos ingeridos seja menor. Também é rico em vitaminas do complexo B, zinco e selênio, que são nutrientes antioxidantes que melhoram a circulação sanguínea, a concentração e a memória.
Como consumir: É importante que a quantidade a ser consumida seja controlada, porque apesar de ser um alimento integral, quando se come em excesso passa a ter o efeito contrário. No caso de se desejar saber qual é a porção adequada, o ideal é procurar orientação de um nutricionista para que seja realizada uma avaliação e seja indicado um plano nutricional adaptado às necessidades da pessoa.
4. “Batata” konjac
A “batata” konjac, ou somente konjac, é um bom alimento que ajuda a emagrecer, porque contém fibras solúveis que formam um tipo de gel no estômago, que aumentam o tempo de digestão dos alimentos, diminuindo a fome entre as refeições. Entenda melhor para que serve o konjac.
Além disso, o konjac é pobre em carboidratos e calorias, sendo usado, por isso, em dietas para perda de peso, como a low carb. No entanto, para emagrecer, o konjac deve fazer parte de uma dieta saudável, associada a prática regular de exercícios físicos.
Como consumir: O konjac pode ser consumido na forma de macarrão, conhecido como shirataki, arroz, farinha ou de suplementos nutricionais em cápsulas.
5. Canela
A canela é um condimento que pode causar um efeito termogênico no organismo, podendo acelerar o metabolismo e aumentar a queima de gordura corporal.
Além disso, a canela também ajuda a reduzir os picos de açúcar no sangue, aumentar a sensibilidade à insulina e diminuir a resistência à insulina, o que também favorece a perda de peso.
Como consumir: Pode-se adicionar 1 colher (de chá) de canela em pó em preparações, como frutas, sucos, panquecas, bolos, vitaminas ou no café, por exemplo. Além disso, a canela também pode ser usada para temperar carne, peixe, frango ou arroz.
6. Berinjela
A berinjela é um alimento que ajuda a emagrecer por ser pobre em calorias, além de ser rica em fibras, ajudando no bom funcionamento do intestino e promovendo a sensação de saciedade.
Como consumir: É possível preparar a água de berinjela e beber ao longo do dia em substituição à água. Também é possível adicionar a berinjela em saladas e prepará-la ensopada ou na forma de chips, por exemplo.
7. Aveia
A aveia é rica em fibras solúveis, que dão saciedade e regulam o intestino, sendo uma boa opção de alimento para ajudar a emagrecer. Confira todos os benefícios da aveia.
Como consumir: É aconselhado consumir 2 colheres de sopa de aveia por dia, que pode ser adicionada a frutas, sucos e iogurtes ou usada no preparo de biscoitos, sopas, caldos, tortas e pães.
8. Pera
Por ser rica em água e conter ótimas quantidades de fibras insolúveis, a pera é um alimento que ajuda a emagrecer, garantindo maior sensação de saciedade e melhorando o trânsito intestinal.
Além disso, as fibras e açúcar natural presentes na pera ajudam a diminuir a vontade de comer doces e controlam o açúcar do sangue, o que reduz a fome e evita o consumo de alimentos açucarados.
Como consumir: A pera pode ser consumida ao natural, de preferência com a casca, ou pode ser usada em preparações, como sucos, doces, chips e bolos, por exemplo.
9. Farelo de trigo
O farelo de trigo ajuda a emagrecer por ser rico em fibras, possuindo 40,2 gramas de fibras por cada 100, que aumentam a sensação de saciedade entre as refeições, diminuindo, assim, o consumo de alimentos ao longo do dia
Como consumir: Pode-se consumir 1 colher de sopa cheia, de farelo de trigo por dia, adicionando-o à frutas, sucos, vitaminas, leites e iogurtes, ou pode ser usado no preparo de mingau, bolos, pães, biscoitos e tortas. Saiba como utilizar o farelo de trigo.
10. Morango
Além de possuir poucas calorias, o morango também é rico em fibras que ajudam a aumentar a sensação de saciedade, diminuindo as quantidades de calorias ingeridas e ajudando a emagrecer.
Como consumir: O morango pode ser consumido inteiro ou usado no preparo de saladas, sucos, iogurtes, saladas de fruta, bolos, geleias e mousses, por exemplo.
11. Linhaça
A linhaça é rica em fibras que prolongam a sensação de saciedade, ajudando a diminuir a ingestão de alimentos ao longo do dia e ajudando, assim, a emagrecer. Conheça mais sobre os benefícios da linhaça.
Como consumir: O ideal é consumir os grãos de linhaça triturados ou em forma de farinha, podendo-se consumir 1 colher de sopa por dia, adicionada em saladas, sucos, iogurtes e saladas de fruta.
12. Grão-de-bico
O grão-de-bico é uma leguminosa de baixo índice glicêmico, fonte de proteínas vegetais e fibras, que ajuda a emagrecer, porque prolonga a sensação de saciedade, diminuindo a fome ao longo do dia. Conheça todos os benefícios do grão-de-bico.
Como consumir: Consumir 4 colheres de sopa de grão-de-bico por dia é o suficiente para se obter os seus benefícios, especialmente quando é consumido juntamente com o arroz integral, pois a combinação forma uma proteína de elevada qualidade.
13. Ovo
Por ser rico em proteínas, o ovo ajuda a prolongar a sensação de saciedade, diminuindo a vontade de comer ao longo do dia e ajudando a emagrecer.
O ovo não contém carboidratos e, por isso, é uma ótima opção para incluir em uma dieta low carb, um estilo de alimentação onde se diminui o consumo de carboidratos, promovendo o emagrecimento.
Como consumir: Pode-se comer até 2 ovos por dia, que podem ser cozidos, mexidos ou poché, sendo consumido puro ou adicionado a saladas, sanduíches ou usados na base da preparação de suflês, ensopados, crepes ou bolos.
14. Umbu
O umbu é um alimento que ajuda no emagrecimento por ser pobre em calorias, além de conter fibras que diminuem a fome, reduzindo, assim, a ingestão de alimentos. Confira todos os benefícios do umbu.
Como consumir: O umbu pode ser consumido diariamente ao natural ou no preparo de sucos, sorvetes, geleias e até doces, como a tradicional umbuzada.




