Águas de março

Veja em quais regiões do Espírito Santo deve chover mais nos próximos meses

Em todo Sudeste, salvo algumas partes dos Estados, chuvas ficarão acima da média histórica

A chuvarada que ocorreu no último fim de semana mostra que as águas de março não estão para brincadeira e realmente vieram para fechar o verão. E a previsão é de que essa tendência permaneça nos próximos meses, ao menos para algumas regiões do Espírito Santo.

Segundo o Boletim Agroclimatológico Mensal do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas vão ficar acima da média em março nas Regiões Serrana e Sul do Espírito Santo. No extremo Norte do Estado, no entanto, o predomínio será de deficiência hídrica, ou seja, pouca chuva. Para abril e maio também haverá mais chuvas para o Sul e menos para o Norte do Estado.

“A condição prevista para março/2021 indica predomínio de excedente de água no solo em praticamente toda a Região Sudeste, com exceção do nordeste de Minas Gerais, norte do Espírito Santo e litoral do Rio de Janeiro, onde são previstas deficiências hídricas. Para abril e maio/2021, está prevista uma ampliação da área de déficit, principalmente no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Nas demais áreas, são previstos baixos valores de excedente hídrico ”, aponta o boletim.

Foto de capa: Pixabay

Sobre o autor Fernanda Zandonadi Desde 2001, Fernanda Zandonadi atua como jornalista, destacando-se pelo alto profissionalismo e pela excelência na escrita de suas reportagens especiais. Tem um conhecimento aprofundado em agronegócio, cooperativismo e economia, com a habilidade de traduzir temas complexos em textos de grande impacto e relevância. Seu rigor e qualidade na apuração e narração de histórias do setor garantiram que seu trabalho fosse constantemente reconhecido pela crítica especializada, o que a levou a conquistar múltiplas distinções e reconhecimentos em premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos