Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O Espírito Santo está avançando na construção de um programa estadual de agrometeorologia aplicado ao desenvolvimento rural sustentável. O tema foi discutido na quarta-feira (9), em reunião entre representantes do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária no Espírito Santo (SFA/ES) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A proposta busca integrar instituições para ampliar o monitoramento climático, qualificar políticas públicas e fortalecer a resiliência do setor agropecuário frente às mudanças climáticas.
“O programa visa consolidar ações para fortalecer a agrometeorologia, que é fundamental para orientar os produtores rurais e reduzir perdas agrícolas”, afirmou o superintendente da SFA/ES, Guilherme Gomes de Souza.
O coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ely dos Anjos Ramos, apresentou uma proposta com cinco eixos do programa, que envolvem a ampliação da rede de estações, o desenvolvimento de ferramentas digitais, a capacitação técnica e a comunicação com os agricultores. “Queremos ampliar a cobertura do monitoramento no Estado, melhorar a precisão das previsões e levar informações de forma mais acessível aos agricultores”, destacou.
O chefe do setor de Apoio Meteorológico do Inmet no Espírito Santo, Fernando Cazeli Bragança, reforçou o compromisso do instituto. “Essa sinergia é essencial para gerar informações mais precisas e apoiar o produtor rural na mitigação dos riscos climáticos”, afirmou.
O programa está sendo estruturado em cinco eixos prioritários: monitoramento agrometeorológico; modelagem e previsão; comunicação e difusão; capacitação técnica; e ferramentas de inteligência alinhadas ao Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) e ao seguro rural. Também estão previstas a criação de um Sistema Estadual de Informação Agrometeorológica e de um Comitê Técnico Estadual.
Como encaminhamento da reunião, será criado um grupo de trabalho interinstitucional para definir prioridades e orientar a implementação. As ações devem começar em 2025, com foco na operação conjunta das redes de estações meteorológicas do Incaper e do Inmet.
“Esta articulação é um marco para a agropecuária capixaba. Com dados precisos e comunicação eficiente, os produtores terão mais condições de se adaptarem às variações climáticas e aumentarem a produtividade”, ressaltou o chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural da SFA/ES, Flávio Marquini.
Investimentos fortalecem agrometeorologia capixaba
Recentemente, o Espírito Santo ganhou duas modernas estações agrometeorológicas, frutos de convênio entre o Incaper e o Ministério da Agricultura e Pecuária, com apoio de emenda parlamentar da bancada federal capixaba. Com tecnologia de ponta, elas foram inauguradas em Boa Esperança, em março, e em Domingos Martins, neste mês. Também foram adquiridos kits de calibração de sensores dessas plataformas e uma caminhonete para suporte à manutenção da rede de estações do Incaper.
Os investimentos, que somam R$ 1,1 milhão, fazem parte do projeto estratégico “Reestruturação do Monitoramento Agrometeorológico do Espírito Santo”, que visa aprimorar a coleta de dados climáticos para fortalecer a agricultura e auxiliar na adaptação às mudanças climáticas.
Também nos últimos meses, entrou em operação o Sistema de Aquisição e Tratamento de Dados Meteorológicos do Espírito Santo (Satdes), que possibilita o acesso a informações climáticas em tempo real. A plataforma resulta de projeto de pesquisa do Incaper financiado pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).




