Mais lidas 🔥

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

Após derrubada de vetos
Nova Lei de Licenciamento Ambiental aumenta responsabilidade do produtor rural

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Regularização fundiária
Projeto visa a auxiliar agricultor familiar a regularizar terra

Cotações
Café, boi e hortifruti: confira as cotações do dia 9 de dezembro

O último mês do inverno de 2023, que astronomicamente começou em 21 de junho, começará com uma onda de calor que vai fazer com o que muitos estados brasileiros tenham temperaturas excepcionalmente altas para os padrões de agosto. O calor da terceira semana de agosto poderá quebrar recordes históricos para o mês, segundo o Instituto Climatempo. Logo depois, a gangorra climática. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) marca, em sua previsão do tempo, uma queda rápida de temperatura no Espírito Santo a partir de sábado (26).
Entre quarta (23) e sexta-feira (25), aponta a Sigma Meteorologia, uma Massa de ar mais quente e seca ganha força sobre a região Sudeste do Brasil elevando as temperaturas sobre todas as áreas. Máximas próximas dos 40⁰C poderão ser observadas sobre o Rio de Janeiro, interior do estado de São Paulo, interior de Minas Gerais, partes Espírito Santo, outras cidades no geral podem alcançar a marca de até mesmo 35⁰C.
O meteorologista Vinícius Lucyrio, da equipe de previsão climática da Climatempo comenta que “teremos temperaturas no nível de 850 hPa ( em torno de 1500 metros de altitude) acima dos 27°C em uma ampla área do país, situação que é mais ‘típica’ entre setembro e outubro. Típica entre aspas, pois essa condição está ficando cada vez mais frequente.”
Vinicíus Lucyrio prevê que “desta vez estamos falando de temperaturas que podem chegar aos 37°C em Campo Grande e Goiânia, aos 42°C em Cuiabá, 34°C em Brasília, 34°C em São Paulo (o recorde é 33,1°C) e 39°C no Rio.” São recordes históricos para agosto que podem ser renovados!




