Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O salame “Finocchiona”, da Novo Imigrante Charcutaria, de Venda Nova do Imigrante (ES), conquistou o 2º lugar no “Prêmio Brasil Artesanal 2020-Charcutaria ”, realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A marca era a única capixaba na disputa dotítulo. O resultado ficou assim definido: Zampa Grigia/RS (1º lugar), Embutidos Araldi/RS (3º lugar), Salaminho da Serra/MG (4º lugar) e Charcutaria Caravaggio/PR (5º lugar).
A cerimônia de premiação foi realizada virtualmenteem uma live na manhã desta quinta-feira (10)com todos os finalistas presentes. Os cinco finalistas passaram por uma primeira etapa classificatória e eliminatória, onde a Comissão Julgadora avaliou uma série de características dos produtos, como textura, aroma, sabor, nível de gordura, entre outros. Já na segunda etapa, o júri convidado degustou os salames e votou no que mais agradou o paladar.
A produtora Maria Aparecida Lopes (Novo Imigrante)recebeu R$ 1,7 mil como prêmio. “Esse foi um projeto maravilhoso que estimulou nós produtores. Parabenizo a todos que participaram e também por incentivar nossa área de charcutaria no Brasil ”, afirmou.
O prêmio é uma iniciativa do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais do Sistema CNA/Senar, que oferece soluções e alternativas para pequenos e médios produtores rurais agregarem valor aos produtos.
O objetivo da edição deste ano, realizada em parceria com a Academia da Charcutaria, é valorizar a produção de salames artesanais e reconhecer a qualidade dos produtos existentes no país.

Sobre a marca
Um conjunto de experiências, memórias e paixão pela arte da charcutaria inspiraram a produção de nossa Finocchiona. O salame é preparado pelo chef Duaine Clements, um americano radicado na região serrana do Espírito Santo. Mudou-se para Venda Nova do Imigrante a convite de Cida Gomes, para comandar o Quinta dos Manacás Restaurante, com a maestria que lhe é peculiar.
A paixão pela charcutaria, alimentada pelo desejo de resgate das origens portuguesas e espanholas de Cida Gomes – cujos pais e avós preparavam os salames em casa, o levaram a produzir peças para o restaurante, e, devido ao interesse dos frequentadores em levar o produto para consumir em casa, fundou a marca Novo Imigrante Charcutaria no ano de 2018.
A Finocchiona Novo Imigrante possui um perfume ímpar, sabor suave e inesquecível. Com seus estudos e conhecimento da arte da charcutaria, Duaine aperfeiçoou a antiga receita com os produtos locais, do nosso terroir, como a erva funcho nativa da região, que acrescenta ao produto o sabor e o aroma que a diferenciam e destacam.
A marca conta ainda com outras peças em charcutaria bovinas, suínas e ovinas. Pastrami, bresaola, coppa, speck, fiocco, lonza, bacon e pernil de cordeiro estão entre as produções já conhecidas. As novidades para o mês de dezembro, recentemente lançadas, são o capocollo e o salame calabresa.

Finocchiona
É um salame de médio calibre embutido em tripa natural, produzido com paleta suína, toucinho, sal, funcho (finocchio, em italiano) e flor de funcho das montanhas, para dar um toque especial. A Finocchiona é maturada por um período entre 30 e 60 dias. Seu sabor é suave e levemente picante, com toque que remete à erva doce. (*Com informações da Assessoria de Imprensa)





