Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca
O estudante do curso de Zootecnia do campus de Alegre da Ufes Allison Queiroz de Oliveira venceu o Prêmio Destaque Estudantil em Zootecnia (Estudante 10), da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ). O resultado foi divulgado no último dia 16, e o prêmio será entregue durante o Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec), a ser realizado na cidade de Uberaba, em Minas Gerais, entre os dias 13 e 16 de agosto.
O estudante concorreu com colegas de todo o país, todos eles inscritos por coordenadores de cursos, de acordo com critérios estabelecidos pela ABZ. A coordenadora do curso de Zootecnia da Ufes, Mariana Duran Cordeiro, explicou que o estudante preenchia todos os pontos do regulamento do Prêmio. Segundo a professora, trata-se de um reconhecimento muito importante para a Ufes e para o curso de Zootecnia: “Mostra que temos capacidade de desenvolver a formação intelectual dos estudantes ”, explicou ela, que acompanhou o percurso acadêmico de Allison desde o segundo período do curso.
Allison participou dos projetos de iniciação científica “Uso de séries temporais na análise do efetivo bovino no estado do Espírito Santo ” e “Análise de dados longitudinais em experimentos com forrageiras tratadas com e sem inoculantes ”, orientados pela professora Juliana Di Giorgio Giannotti, foi monitor das disciplinas de Fisiologia Animal e Bioclimatologia Animal, sob orientação da professora Mariana Duran, e colaborou na organização de duas edições da Semana Acadêmica de Zootecnia. Para o estudante, todas essas experiências ajudaram na sua formação acadêmica, profissional e pessoal: “Sempre achei que um aluno de graduação, desde que possível, poderia ir muito além do que somente estar em uma cadeira assistindo a uma aula. Via que era necessário se envolver mais, viver a faculdade, respirar aquilo em que estava inserido. Abraçar a causa! ”, contou Allison.
Surpreso com a premiação, o estudante ressaltou que o mérito não é só dele: “Fiquei extremamente feliz com a premiação, não só por mim, mas porque esse prêmio não é só meu, é de todos que estiveram e estão comigo nessa caminhada, como família, amigos, professores, servidores, o Departamento de Zootecnia, a Ufes de modo geral e tantos outros que colaboraram direta ou indiretamente. Não estou concluindo a graduação sozinho ”, reconheceu Allison.

Zootecnia
A Ufes oferece o curso de Zootecnia no Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE), localizado no campus de Alegre. A graduação tem duração de cinco anos e envolve disciplinas teóricas e práticas (clique aqui para saber mais). Segundo Allison, a “qualidade exemplar ” do curso refletiu diretamente na premiação: “Não há nenhuma dúvida de que a formação que tive pela Ufes teve diferença nisso tudo. O curso de Zootecnia da Ufes é extremamente rico em relação ao conhecimento técnico-científico e ao profissionalismo do corpo docente e de todos aqueles que trabalham para o curso. Posso dizer que me tornarei Zootecnista pela Universidade Federal do Espírito Santo e, sinceramente, isso me orgulha ainda mais ”, comemorou o estudante.
O zootecnista é o responsável pelo aumento e pela melhoria da produção e da qualidade dos produtos e serviços de origem animal, garantindo a segurança alimentar, respeitando a sustentabilidade da produção e preconizando o bem-estar da humanidade e dos animais. Ele trabalha aprimorando as espécies animais por meio do estudo da reprodução e do melhoramento genético, do manejo adequado da dieta e do conhecimento do comportamento animal. Além disso, pesquisa formas de garantir as condições de higiene para prevenir e combater doenças e parasitas que venham a comprometer a saúde de animais domésticos e silvestres em cativeiro, bem como planejar e administrar atividades, objetivando a otimização de recursos e o aumento da produtividade.





