Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

A Unidade de Beneficiamento de Tilápias, em Alto Norte, zona rural de Muniz Freire, na região do Caparaó, será reaberta, depois de anos fechada. A filetadora será gerenciada pela Cooperativa de Empreendedores Rurais de Domingos Martins (Copram) que venceu uma licitação feita pela Prefeitura de Muniz Freire e, agora, serão realizadas obras e preparada a documentação para que entre em funcionamento ainda neste semestre, o que está sendo acertado com o município.
A previsão é de que o retorno das atividades da Unidade de Beneficiamento de Tilápias de Alto Norte – que pertence ao município de Muniz Freire, vá gerar, pelo menos, 10 empregos diretos, usando mão de obra local, num primeiro momento. Além do pescado de Muniz Freire, a filetadora também receberá a produção de outros municípios da região, como Ibatiba, Venda Nova do Imigrante, Castelo e Conceição do Castelo, por exemplo.
De acordo com o diretor financeiro da Compram, Deilton Klippel, a cooperativa tem contratos de fornecimento de pescado com a Secretaria de Estado da Educação, para quem entrega 17 toneladas por mês e, também, com a Prefeitura da cidade de São Paulo. “Vamos começar, aos poucos, mas nossa expectativa é beneficiar até 80 toneladas de pescado na filetadora de Muniz Freire até o final deste ano”, destaca.
Faltam últimos detalhes para filetadora em Muniz Freire voltar à atividade
Na semana passada, os últimos detalhes foram acertados em uma reunião dos representantes da Compram com o prefeito Dito Silva e membros de sua equipe. Além do presidente da Cooperativa, Darli Schaefer, também estavam presentes o diretor financeiro Deilton Klippel e o secretário Aurindo Wruck. Por parte do município, além do prefeito, estavam presentes, o secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Renato Bueno, o diretor de Desenvolvimento Agropecuário, Leonardo de Oliveira Gomes, e o veterinário Christian Paulo Garcia, responsável pelo setor de piscicultura e pecuária do município, entre outras autoridades e representantes de segmentos do setor.
Contudo, ainda faltam alguns detalhes para a assinatura do contrato, como o licenciamento ambiental e a falta de equipamentos. “Estamos agilizando tudo isso, assim como as intervenções físicas necessárias e também as licenças, para que nosso pescado beneficiado possa ser comercializado em todo o país”, informa, o secretário Renato Bueno.
Para a Prefeitura, a retomada de funcionamento da unidade de beneficiamento é primordial para o desenvolvimento do Programa Municipal de Piscicultura – Mais Peixes – que vem sendo implantado no município. Por isso, o prefeito Dito Silva quer celeridade nas adequações necessárias. “Sempre tive a visão do potencial da piscicultura em Muniz Freire, mas nunca havia sido feito um trabalho com os produtores, principalmente, na hora da comercialização e, por isso, quero andar com isso o mais rápido possível”, afirma.




