Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Uma parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) vai permitir o financiamento de bolsas de iniciação científica para estudantes que desejam atuar na área do desenvolvimento de micro e pequenas empresas (MPE) capixabas e/ou na melhoria dos processos internos do Sebrae/ES voltados para o atendimento do público externo. A assinatura do acordo de parceria aconteceu nesta terça-feira (02), na Reitoria da Ufes, e o Programa de Iniciação Científica entra em atividade em setembro deste ano.
Ao todo, serão financiados até 60 projetos, escolhidos com base na capacidade técnica de contribuir com a MPEs, inovar na economia capixaba e de apoiar segmentos prioritários para o Sebrae/ES como o café, a pecuária leiteira, o turismo, o setor petróleo e gás e outras atividades econômicas.
As bolsas terão o valor de R$ 700 reais e serão pagas aos alunos por 12 meses. Durante este período, toda atividade será supervisionada por um professor da universidade. A escolha dos projetos será feita pelo Sebrae/ES.
“Estamos juntos com a Ufes nesse processo tão importante que é estimular a produção de pesquisas na Universidade e incentivar os alunos a trabalharem projetos de inovação para o empreendedorismo. Esta é a primeira vez que, efetivamente, o Sebrae/ES atua neste sentido e queremos trazer esses docentes para este trabalho de iniciação científica e inserí-los de fato no universo do empreendedorismo”, destaca o superintendente do Sebrae/ES Pedro Rigo.
A iniciativa de parceria com o Sebrae/ES é pioneira no estado e marca, para o reitor da Ufes, Paulo Sergio de Paula Vargas, uma reaproximação com a sociedade civil organizada.
“Esse é um movimento de parceria estratégico e importante para a universidade que busca por essa interlocução mais franca, mais aberta com diversas entidades e sociedade civil organizada, sobretudo como setor empresarial, onde o Sebrae/ES tem uma importância muito grande, principalmente quando a gente busca ampliar a nossa participação de forma mais efetiva na discussão de soluções para toda sociedade e em toda essa questão que se coloca no contexto da inovação, que é uma política que a gente quer desenvolver na Universidade. Temos consciência de que não faremos isso de forma isolada, é preciso contar com parceiros”, ressalta o reitor da Ufes.
A expectativa é que além dos projetos desenvolvidos para atender as demandas do empreendedorismo capixaba, os alunos participantes do programa saiam capacitados para o mercado produtivo.




