Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), Campus Venda Nova do Imigrante, apresentaram os resultados científicos das pesquisas desenvolvidas pela instituição na 29ª ASIC Conference on Coffee Science. O evento ocorreu em Hanói, capital do Vietnã, entre 11 e 14 de setembro, e é destaque no cenário mundial na área da cafeicultura, reunindo cientistas que estudam o café numa perspectiva alimentar. O grupo também teve a oportunidade de visitar Buon Ma Thuot, na maior região de cultivo de café do Vietnã.
No evento, foram apresentados os resultados científicos de três projetos de pesquisa coordenados pelo Ifes, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio do Coffee Design, grupo de pesquisa que reúne mais de 90 profissionais, alunos, professores e pesquisadores de diversas instituições.
O projeto Metaboloma do café brasileiro, aborda o microbioma de produção de cafés no país e dos impactos das mudanças climáticas na comunidade de microrganismos. O Programa de Qualidade Café Conilon – Origem Singular, aborda as estratégias para produção de cafés especiais e o projeto de pesquisa Caracterização do terroir dos cafés do Espírito Santo, apresenta novos indicativos de qualidade dos cafés capixabas.
A comitiva de pesquisadores do Ifes também participará da 5ª World Coffee Conference, que acontece de 25 a 28 de setembro, em Bangalore, no sul da Índia. Os professores apresentarão os cases de sucesso do da instituição para as delegações de diversos países que estarão presentes na conferência, no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, com foco nos processos de capacitação técnica e de pesquisa que estão desenvolvendo para a cafeicultura.

Ifes – Além dos cursos na área da cafeicultura com desenvolvimento de pesquisas, a instituição oferta atualmente outros cursos técnicos, cursos de graduação e pós-graduação. Com 22 campi em funcionamento, incluindo o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), o Ifes se faz presente em todas as microrregiões capixabas, possuindo ainda 49 polos de educação a distância no Espírito Santo, o Polo de Inovação e a Cidade da Inovação. (*Com informações do Ifes)




