pube
Pesquisa

Pesquisa fundamenta primeira Indicação Geográfica de café canéfora do mundo

Valorização do terroir amazônico para cafés finos pode representar nova fase para a cafeicultura da região e do País

por Embrapa Café

em 11/12/2019 às 16h10

1 min de leitura

Pesquisa fundamenta primeira Indicação Geográfica de café canéfora do mundo


pube

Rondônia avança no processo de reconhecimento para ter a primeira Indicação Geográfica &ndash, IG de café da espécie Coffea canephora (conilon e robusta) do mundo e, com a chancela da Global Coffee Plataform &ndash, GCP, pode também ter destaque mundial ao se tornar a primeira IG de cafés sustentáveis.

(Foto: *Assessoria de Imprensa)

A proposta de Indicação Geográfica Região Matas de Rondônia para Robustas Amazônicos pode consolidar o reconhecimento da qualidade sensorial dos cafés canéforas no Brasil e no mundo. De acordo com pesquisadores da Embrapa Rondônia, os Robustas Amazônicos são o resultado de mais de quatro décadas de interação entre genética, ambiente e manejo. Possuem características físicas, químicas e sensoriais que podem ser consideradas distintas e únicas.

A Indicação Geográfica serve para distinguir um produto ou serviço que apresenta características diferenciadas e que podem ser atribuídas à sua origem geográfica, configurando o reflexo do ambiente. Isto quer dizer que, além das condições naturais, os fatores humanos e culturais.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!