pube
Pesquisa

Pesquisa avalia desenvolvimento do lúpulo em Mucurici, Norte do ES

por Rosimeri Ronquetti

em 19/05/2023 às 6h00

3 min de leitura

Pesquisa avalia desenvolvimento do lúpulo em Mucurici, Norte do ES

Foto: divulgação

Há três anos, o engenheiro agrônomo e extensionista rural do do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Felipe Lopes Neves, implantou uma unidade de observação para pesquisa com quatro variedades de lúpulo na comunidade Córrego Itaúnas, interior de Mucurici, no Extremo Norte do Estado. O plantio, feito em uma área de cerca de 700 m², faz parte do projeto de doutorado do engenheiro.

Implantada para fins de experimentais, o objetivo é estudar os resultados agronômicos e de qualidade relacionados ao desenvolvimento das variedades norte americanas de lúpulo (Cascade, Comet, Triumph e Zeus) na região, associados à aplicação de bioestimulantes vegetais que tem como base de sua estrutura nanopartículas de carbono.

pube

O lúpulo é comercializado pela qualidade, determinada principalmente pelos teores de alfa e beta ácidos presentes na planta. Quanto maior os teores de alfa e beta ácidos melhor a qualidade do lúpulo para uso cervejeiro. lúpulo de baixa qualidade não serve para a produção de cervejas”, explica o pesquisador.

Prestes a colher a segunda safra (safra de verão), Felipe diz que por se tratar de um experimento, optou por adotar um espaçamento diferente do usado em plantios comerciais.

Adotei três metros entre linhas, por um metro e vinte entre plantas, em lavouras comerciais o espaçamento é na faixa de três metros entre as linhas de plantio, por um metro entre as plantas. No sistema tradicional de cultivo pode-se conduzir as plantas no sistema de treliça simples, com duas ou três guias em um único fio, por planta, ou em “V”, com dois ramos de uma mesma planta guiados para um lado da entrelinha e dois conduzidos em direção a outra. Por uma questão de custo usei o sistema de treliça simples. A altura, devido as dificuldades operacionais fiz com quatro metros, em vez de seis ou sete metros, altura usada comercialmente“, destaca

 

Resultados

A pesquisa de Neves termina no início de 2024, porém, já é possível fazer algumas afirmações. “É uma cultura cara, desde as mudas, toda estrutura é cara. Em uma área de 700 m², já gastei cerca de R$ 25 mil. É uma cultura para ter como segunda ou terceira fonte de renda. E já tem que plantar com parcerias certas com cervejeiros”, pontua.

Lúpulo

Planta da espécie Humulus lupulus, o lúpulo é conhecido por ser largamente utilizado na produção de cervejas, sendo responsável pelo aroma e amargor da bebida. No Brasil, o aumento da produção de cervejas artesanais ampliou a procura por lúpulo de qualidade, principalmente porque esse tipo de cerveja exige maior quantidade do produto na composição.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!