Laboratório da Ufes de São Mateus faz análises em resíduos de pimenta-do-reino

Os produtores de pimenta do reino do norte do Espírito Santo estão buscando explorar oportunidades no mercado internacional da pimenta do reino. E o Laboratório de Resíduos Químicos da Ufes em São Mateus está abrindo espaço para melhorar a qualidade dos produtos onde, a partir deste mês, serão iniciadas as análises microbiológicas da pimenta do […]

Os produtores de pimenta do reino do norte do Espírito Santo estão buscando explorar oportunidades no mercado internacional da pimenta do reino. E o Laboratório de Resíduos Químicos da Ufes em São Mateus está abrindo espaço para melhorar a qualidade dos produtos onde, a partir deste mês, serão iniciadas as análises microbiológicas da pimenta do reino.


“O segredo é produzir com qualidade, padronizar os processos de produção, monitorar a presença de resíduos físicos, químicos e microbiológicos. É um movimento que demanda tempo, muito planejamento, empenho e organização. Neste sentido, a Ufes tem sido uma parceira constante, proporcionando pesquisas, treinamentos e auxiliando no apoio laboratorial ”, afirma o professor e coordenador do Programa Agromais, Marcelo Barreto.


Vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara e coordenador institucional da Frente Parlamentar da Agropecuária, o deputado federal Evair de Melo (PP-ES) afirma que o suporte da Ufes será fundamental aos agricultores. “A parceria entre as instituições de ensino e pesquisa com a agricultura é essencial para que os produtores sejam incentivados a elevar o padrão das culturas agrícolas. Isso se reflete na remuneração e na estabilidade no campo e também na alimentação, que será de maior qualidade ”.


O parlamentar atuou para viabilizar essas pesquisas no laboratório da Ufes através de uma emenda ao Orçamento do Governo Federal no valor de R$ 300 mil que garantiu a aquisição de equipamentos voltados a essas análises. Além disso, Evair atua para que os pipericultores possam elevar o padrão de suas produções, apresentando o Projeto de Lei 4728/2016, que institui a Política Nacional de Incentivo à Produção de Pimenta do Reino de Qualidade, fornecendo instrumentos como crédito rural, capacitação, assistência técnica e extensão rural. (*Fonte: Assessoria Deputado Evair de Melo)

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos