Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) segue fortalecendo seu quadro técnico com a chegada de novos servidores. Ao todo, 28 pesquisadores, oito extensionistas e cinco técnicos de laboratório, aprovados em concurso público e recém-empossados, participam nesta semana de um programa de ambientação em Vitória.
O treinamento tem como objetivo integrar os novos profissionais à estrutura organizacional do Incaper e apresentar as diretrizes do sistema público agrícola capixaba. Na abertura das atividades, realizada nesta segunda-feira (24), os servidores foram recepcionados pela Diretoria do Instituto e pelo secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.
“Dia muito importante para a pesquisa e para a extensão rural capixaba. O Incaper recebe o reforço de mais alguns profissionais, desta vez, pesquisadores, mais extensionistas, além de profissionais de apoio para laboratórios. Os serviços de pesquisa, assistência técnica e extensão rural são extremamente relevantes para que os produtores consigam competir no mercado. Agradecemos muito ao Governo do Estado por autorizar o nosso Incaper a fazer mais esta contratação”, destacou Enio Bergoli, que ministrou, na ocasião, a palestra “O setor agropecuário no contexto da economia capixaba”.
O diretor-geral do Incaper, Alessandro Broedel, também enfatizou a importância da chegada dos novos servidores. “A incorporação desses profissionais fortalece ainda mais nossa instituição, permitindo avanços significativos na pesquisa agropecuária e na assistência técnica e extensão rural. Nosso compromisso é seguir impulsionando a inovação e transferindo conhecimento para o setor agropecuário capixaba”, afirmou Broedel.
No primeiro dia de capacitação, os novos servidores também acompanharam a apresentação do subsecretário estadual de Desenvolvimento Rural, Michel Tesh, sobre o Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Pedeag 4). Além disso, assistiram à palestra “Missão Institucional – da geração à transferência e socialização do conhecimento”, ministrada pelo diretor técnico do Incaper, Antonio Elias Souza da Silva.
Quadro de pesquisadores cresce mais de 70%
Com a chegada dos novos profissionais, o Incaper passa a contar com 64 pesquisadores, um aumento superior a 70%. Eles estão lotados nos três Centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDIs) do Incaper: CPDI Norte, CPDI Serrano e CPDI Sul.
Os pesquisadores atuarão em diversas especialidades, como bioinformática, biologia molecular, economia rural, engenharia agrícola com foco em irrigação, entomologia e controle biológico, solos e nutrição de plantas, fertilidade do solo, manejo e conservação de solos, fisiologia vegetal, produção agrícola, fitopatologia, fitotecnia aplicada à cafeicultura, agroecologia, fruticultura tropical, olericultura e manejo de plantas daninhas, além de melhoramento vegetal, silvicultura e manejo florestal, e zootecnia com foco em bovinocultura.
O reforço no quadro de pesquisadores integra um projeto estratégico para fortalecer a pesquisa agropecuária no Estado. Como parte desse esforço, o Governo do Espírito Santo também inaugurou recentemente as novas instalações do CPDI Norte, proporcionando melhor infraestrutura para os pesquisadores e impulsionando o desenvolvimento de novas tecnologias para a agricultura capixaba.
87 novos servidores já ingressaram no Incaper
Os 41 novos servidores selecionados pelo Concurso Público nº 001/2022 se somam aos 46 profissionais (extensionistas e técnicos agropecuários e de laboratório) que ingressaram em outubro do ano passado pelo mesmo concurso. Para seguir ampliando sua capacidade técnica e serviços, o Incaper planeja novas convocações de candidatos do cadastro de reserva.




