pube
Pesquisa

Estudos realizados com frutos na Ufes de Alegre são destaque em evento no Chile

por Redação Conexão Safra

em 23/10/2018 às 0h00

2 min de leitura

Estudos realizados com frutos na Ufes de Alegre são destaque em evento no Chile

Os estudos realizados por pesquisadores da Ufes com frutos
como jabuticaba (Myrciaria cauliflora), jussara (Euterpe edulis) e jambolão (Syzygium cumini) serão destaque do Simpósio Internacional
Frunam: Beneficios Saludables de Frutos Nativos Americanos,
que será realizado entre os dias
25 e 26 de outubro no
Instituto de Nutrición y Tecnología de los Alimentos, da Universidad de Chile.


Os trabalhos serão apresentados pelo professor e pesquisador do Departamento de Farmácia e Nutrição e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos do campus de Alegre, André Gustavo Vasconcelos Costa.


A palestra do professor abordará o tema
Berries
nativas de Brasil: fuente de salud
(Bagas nativas do Brasil: fonte de saúde). Baga
é um termo botânico que define um fruto pequeno, carnoso, com muitas sementes no interior.

pube


Descobertas

O professor destaca que o grupo de pesquisa, formado por professores do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, desenvolve estudos com frutos desde 2012, resultando em diversas dissertações mestrado, projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso.


“O Brasil produz um grande número de espécies nativas e exóticas de frutos de grande interesse para a saúde e para a indústria de alimentos, devido aos valores nutricionais e terapêuticos que possuem. Nos últimos anos, em estudos financiados pelo CNPq, trabalhamos com jabuticaba, jussara e jambolão. Os dados em modelos animais indicam, por exemplo, que esses frutos são eficazes no aumento da atividade antioxidante sérica (no sangue). Esses frutos são pouco explorados comercialmente e podem ser fontes alimentares interessantes para serem incluídas na dieta da população ”, indica.


André Costa informa ainda que o grupo de pesquisa trabalha com duas linhas de estudo sobre estes frutos: Avaliação do efeito da fruta e seus compostos bioativos sobre doenças crônicas não transmissíveis, em modelos animais, e Aplicação de extratos de frutas para melhoria da qualidade nutricional no desenvolvimento de novos produtos.


Além de ser realizado na Universidad de Chile, o simpósio também será reproduzido na Universidad de Talca, também no Chile.


*A programação completa do evento está disponível no site
http://www.simposiofrunam.cl/


(*Texto: Thereza Marinho- AssCom Ufes)

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!