Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A primeira etapa de vacinação contra febre aftosa no Espírito Santo acontece até 31 de maio. Devem ser vacinados bovinos e bubalinos com até dois anos de idade.
A expectativa do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do (Idaf), que coordena a ação, é que sejam vacinados em torno de um milhão de animais. A vacinação pode ser realizada pelos próprios produtores e as vacinas devem ser adquiridas apenas em lojas agropecuárias cadastradas no Idaf.
Aqueles que não têm animais com até dois anos de idade, devem atualizar o cadastro do seu rebanho.
Para o Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Espírito Santo (Fepsa-ES), a vacinação deste ano será primordial para contribuir com a cobertura vacinal necessária para que a meta do Espírito Santo de ficar livre da doença sem vacinação seja alcançada, conforme o Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PNEFA).
“A vacinação nas duas etapas deste ano de 2022 será decisiva para o Espírito Santo. É uma união de forças entre os pecuaristas, o Fepsa-ES e as autoridades sanitárias para que tornemos o Estado livre da febre aftosa sem a necessidade de vacinar. É muito importante que o pecuarista vacine seus animais e comprove a vacinação junto ao Idaf. E agora há a opção de fazer a declaração da vacinação online, agilizando para o produtor”, destacou o presidente do Fepsa-ES, Neuzedino Alves de Assis.
Comprovação da vacinação
Para comprovar a vacinação, o produtor rural deve preencher o formulário “Declaração de Vacinação contra Febre Aftosa e Atualização do Rebanho” e apresentá-lo ao Idaf, com a nota fiscal de compra da vacina.
A comprovação pode ser realizada diretamente pelo sistema informatizado do Idaf (Siapec3), bem como ser enviada por e-mail para uma gerência local. Também pode ser entregue, presencialmente, em uma das gerências do Idaf.
Saiba como comprovar a vacina em: www.idaf.es.gov.br/febre-aftosa/vacinacao
Orientações Idaf sobre a 1ª etapa de vacinação contra a febre aftosa:
Data limite para vacinação do rebanho: 31/05/2022.
Data limite para comprovação da vacinação e atualização cadastral:
Pela internet via login e senha do produtor: 31/05/2022
Por e-mail ou nos escritórios do Idaf: 10/06/2022
Para comprovação vacinal e atualização cadastral CLIQUE AQUI: https://idaf.es.gov.br/campanha-de-vacinacao-contra-febre-aftosa
Informações: https://bit.ly/Whatsapp_Fepsa-ES



