Gripe aviária avança em rebanho leiteiro nos Estados Unidos
por Redação Conexão Safra
em 04/04/2024 às 7h41
2 min de leitura
Os Estados Unidos detectaram casos de Gripe Aviária de Alta Patogenicidade em rebanhos leiteiros do Michigan. A doença já foi encontrada em outros Estados: Idaho, Novo México, Texas e Kansas. Segundo o Departamento de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Michigan (MDARD), os laboratórios de análises veterinárias do Departamento de Agricultura dos EUA confirmaram a detecção.
“Outros testes revelaram a fonte da infecção. A fazenda recebeu recentemente gado de uma instalação afetada no Texas, antes que o rebanho mostrasse qualquer sinal de doença. Quando o gado foi transferido do Texas para Michigan, o gado não era sintomático e não parecia doente. À medida que a situação nacional continua a evoluir, é essencial que todos os produtores contactem um veterinário caso tenham alguma preocupação relativa à saúde dos seus animais, independentemente da espécie”, informou, em nota, o departamento.
O caso, segundo o MDARD, reitera que o vírus é altamente contagioso e continua a ser transmitido principalmente por aves silvestres e pelo contato com animais contaminados. Além disso, mostra que mamíferos podem contrair o vírus.
Entre as recomendações aos pecuaristas estão a busca por ajuda especializada em caso de suspeita da doença, isolamento dos animais doentes, redução do número de visitantes que entram em contato com os animais e evitar, ao máximo, que o rebanho tenha contato com animais silvestres.
A gripe aviária, continua a nota, é um vírus altamente contagioso que pode ser transmitido diretamente por aves e animais infectados ou indiretamente por meio de itens expostos ao vírus, como equipamentos, alimentos ou roupas.
Mais Conexão Safra
O vírus já foi detectado em várias espécies de mamíferos supostamente depois de os animais terem entrado em contato com aves infectadas.
Segurança para o consumidor
De acordo com a Food and Drug Administration e os Centros de Doenças e Prevenção, o fornecimento comercial de leite permanece seguro devido aos requisitos federais de saúde animal e à pasteurização.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!