Mais lidas 🔥

Frio intenso no Hemisfério Norte pode indicar um inverno mais rigoroso no Brasil em 2026?

Demanda pelo "ejiao"
Cientistas contestam decisão judicial que libera abate de jumentos; peles vão para a China

Previsão do tempo
Quinta ZCAS de 2026 provoca chuva intensa em oito estados até março

Anuário do Agronegócio Capixaba 2025
Turismo rural no Espírito Santo: as histórias de quem está construindo a história

Previsão do tempo
Molion prevê década de frio até 2035; primeira onda polar deve chegar ao Brasil em maio

Cursos na área de pecuária realizados em Fazendas Experimentais do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) capacitaram 160 produtores rurais, trabalhadores e estudantes de diferentes regiões do Espírito Santo ao longo de 2025. As atividades foram desenvolvidas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES) e a Fundação de Desenvolvimento e Inovação Agro Socioambiental do Espírito Santo (Fundagres Inovar).
Ao todo, foram promovidos 16 treinamentos, distribuídos em três cursos voltados ao fortalecimento da pecuária leiteira e de corte: Inseminação Artificial em Bovinos, Primeiros Socorros em Bovinos, Casqueamento de Bovinos de Corte e Manejo do Rebanho Bovino.
Na Fazenda Experimental Bananal do Norte (FEBN), em Cachoeiro de Itapemirim, foram realizadas nove turmas, que capacitaram 98 participantes, com destaque para o curso de Inseminação Artificial em Bovinos, além de Primeiros Socorros em Bovinos.
Já na Fazenda Experimental de Linhares (FEL), foram ofertadas sete turmas, atendendo 62 participantes, nos cursos de Inseminação Artificial em Bovinos, Primeiros Socorros em Bovinos e Manejo do Rebanho Bovino.
“As capacitações têm como objetivo ampliar o acesso dos produtores rurais a conhecimentos técnicos e práticos voltados à melhoria do manejo, da sanidade, do bem-estar animal e da reprodução do rebanho, contribuindo para o aumento da eficiência produtiva, do sistema de produção das propriedades rurais capixabas”, destaca o extensionista do Incaper, Renan Fonseca, que coordena as capacitações na FEBN.
A produtora rural Eloiza Espindula, do município de Santa Maria de Jetibá, participou do curso de Inseminação Artificial em Bovinos realizado na FEL. Ela avalia que a capacitação tem impacto direto na rotina da propriedade. “Esse curso foi muito importante para a gente adquirir técnica de inseminação. A didática e a forma como o conteúdo é aplicado são muito interessantes, com uma carga horária equilibrada entre teoria e prática. Os momentos práticos foram muito enriquecedores e, com certeza, isso tem ajudado muito na lida diária da nossa propriedade. Indico para quem quiser se aprofundar e aprender mais sobre inseminação artificial em vacas. É um curso espetacular”, destaca.
Mais capacitações em 2026
As ações continuam em 2026, com a previsão de mais de 30 novos treinamentos nas Fazendas Experimentais do Incaper em Linhares e Cachoeiro de Itapemirim. Nesta semana, foram iniciadas as primeiras turmas do ano, com a oferta dos cursos de Primeiros Socorros em Bovinos e Casqueamento de Bovinos de Corte, em Cachoeiro.
Como participar
As pré-inscrições para as próximas turmas dos cursos devem ser feitas via formulários online:
– Linhares – Formulário de inscrição
– Cachoeiro de Itapemirim – Formulário de inscrição



