Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Uma das melhores maneiras de atravessar o período da estiagem sem deixar cair a produção de leite e amargar prejuízos na alimentação do rebanho é produzir alimento volumoso. O capim se desenvolve menos nesta época mais seca e fria do ano e muitos produtores não preparados poderão enfrentar dificuldades.
Com o propósito de incentivar a produção de silagem, a Coopeavi, por meio do Programa de Apoio à Produção de Silagem, oferece ao produtor incentivo financeiro por hectare de milho ou sorgo plantado ou para área com cana ou napiê.
Para receber o benefício é preciso estar ativo com o fornecimento de leite para a cooperativa. A colheita de toda a produção também deve ser comprovada por um técnico da Coopeavi em visita à propriedade.
De acordo com o diretor de Lácteos, Erik Pagung, o objetivo é facilitar a vida do cooperado. “O produtor precisa se preparar para não passar por dificuldades durante a estiagem. A silagem é uma das opções mais viáveis para o produtor de leite poder suprir a escassez de alimento nos períodos mais secos ”, afirma.
Cada cooperado tem direito de receber o equivalente a até 15 hectares em incentivos financeiros, no período de um ano. O produtor é o responsável pela contratação dos serviços de plantio e colheita. A cooperativa apenas repassa os valores mediante comprovação da produção.

O produtor Evaldo Tavares Renes foi um dos beneficiados pelo programa. Ele plantou uma área equivalente a 4,5 ha de milho na propriedade localizada em Nova Venécia.
“É um grande estímulo que chega para não deixarmos a produção cair. A gente trabalha com assistência técnica sempre investindo na propriedade. Tudo o que fazemos tem custo. Com a produção de silagem, a gente evita sazonalidade, mantendo o volume de leite em alta o ano inteiro, independente se é período de seca. No meu caso consigo até aumentar a produção no período de estiagem devido a qualidade da silagem ”, celebra o cooperado.
*Para saber mais sobre o benefício, o cooperado deve entrar em contato com a Coopeavi Lácteos, em Nova Venécia.





