Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Foto por: (*assessoria de imprensa)
Na última quinta-feira (03), foi realizado o 2º TecLeite ES &ndash, Tecnologias para a produção sustentável de leite. O evento aconteceu na Fazenda Cafundó, em Cachoeiro de Itapemirim e foi promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, Fundagres, Unipasto, Agropecuária Cafundó, Cooperativa Agrária Mista de Castelo (Cacal) e Fertilizantes Heringer. Mais de 380 pessoas entre produtores rurais, profissionais da assistência técnica e estudantes participaram.
O dia de campo contou com quatro estações que abordaram os seguintes temas: produção de silagem de milho no sistema de integração lavoura-pecuária (ILP), dinâmica de colheita do capim BRS Capiaçu e sua utilização na alimentação dos bovinos, intensificação do uso de pastagens com novas forrageiras, e compost barn indicações de uso e limitações para o Espírito Santo.
As palestras foram proferidas pelos pesquisadores da Embrapa Gado de Leite Alexandre Brighent, Paulino Melo, Carlos Augusto Gomide e Alessandro de Sá Guimarães.
“O nosso foco foi informar aos produtores as novas tecnologias. O setor leiteiro passa por rápidas mudanças e a produção de leite tem aumentado no País. O produtor tem percebido que é preciso se abrir para os novos tempos e essas tecnologias, muitas delas, se pagam rapidamente e é uma forma dele continuar no campo e não migrar para a cidade ”, disse o pesquisador em saúde animal e qualidade de leite da Embrapa, Alessandro de Sá Guimarães.
Para o produtor e anfitrião do evento, Sávio Piassi, eventos como o TecLeite incentivam os produtores a produzir cada vez mais e melhor. “Eu já estive nos dois lados, como produtor e técnico, e acho muito importante esse momento de troca de experiências em que temos a oportunidade de conhecer os benefícios de adotar as novas tecnologias disponíveis no mercado. O apoio do Incaper e da Embrapa são fundamentais no sucesso da nossa produção ”, afirmou.
O dia de campo é uma ação que faz parte do projeto Bovinocultura Sustentável. Esse formato acontece pela segunda vez no Estado. São tecnologias desenvolvidas e recomendadas pela Embrapa e que o Incaper utiliza na rotina de assistência técnica aos produtores.
Segundo o coordenador técnico de produção animal do Incaper, Bernardo Lima Bento de Mello, capacitar pessoas foi o principal objetivo. Para isso, apresentamos tecnologias de base de alimentação de rebanho que é uma grande demanda na região, inclusive com o uso de máquinas e equipamentos de colheita mecanizada para orientá-los com relação aos procedimentos mais novos. Uma das palestras falou sobre o compost barn, sistema de confinamento, que pode ser uma opção interessante para produtores que possuam rebanho com elevado potencial genético, se adotado com cautela e bom planejamento. A produção de leite a pasto é e vai continuar sendo, de extrema importância para o Estado, assim bons resultados das novas forrageiras também foram apresentados ”, explicou.
O diretor-presidente do Incaper, Antonio Carlos Machado ressaltou a importância das parcerias para a realização do evento. “A união entre as instituições envolvidas com as associações é de grande importância para o fortalecimento das ações de pesquisa, assistência técnica e extensão rural. Quem ganha é o produtor rural e consequentemente a agricultura capixaba ”, pontuou.
Para o presidente da Cacal, Domingos João Piassi, o evento veio para somar forças entre produtores, cooperativas e instituições. “Esse é o momento de refletirmos sobre a qualidade do leite que estamos produzindo no município e com a oportunidade de conhecer essas tecnologias vamos conseguir agregar valor à nossa produção ”, destacou.
Sobre o TecLeite
O TecLeite é uma iniciativa da Embrapa Gado de Leite, em parceria com instituições estaduais de pesquisa agropecuária e extensão rural. O objetivo divulgar tecnologias ao produtor e aproximar a pesquisa da extensão.
A realização do TecLeite ES foi possível mediante apoio dos parceiros: Fibra, Pastobras, Casa do Adubo, Biomatrix, Selita, Senar/ES, J Azevedo Tratores, Departamento de Zootecnia da Ufes, Ifes/Alegre, MMJ Tratores, Boehringer Ingelheim, OCB/ES, Colamisul, Corteva e Clac.




