Mulheres e Incaper: protocolo de intenções será assinado na Exposul
por Assessoria de Comunicação do Incaper
em 03/05/2023 às 15h20
3 min de leitura

Foto: Sesm
Na tarde da última sexta-feira (28), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) recebeu a secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, para um encontro que visa a reunir esforços e a fortalecer o trabalho de apoio ao protagonismo e à autonomia da mulher.
Para isso, um protocolo de intenções entre o Incaper e a Secretaria das Mulheres (Sesm) será assinado durante a ExpoSul, que acontece entre os dias 04 e 07 de maio, em Cachoeiro de Itapemirim. O protocolo de intenções vai celebrar um acordo de cooperação entre os órgãos, com o objetivo de dar cada vez mais oportunidade e visibilidade para as mulheres do campo.
Jacqueline Moraes destacou que o protocolo de intenções visa a dar continuidade à parceria com o Incaper. “A criação da Secretaria de Mulheres demonstra a importância, a força, o protagonismo e a autonomia da mulher. Nesse cenário, é com satisfação que afirmo que o Incaper tem sido um braço direito para nós”, pontuou.
Segundo ela, a Secretaria das Mulheres é um legado da representatividade feminina que começou a ser escrito na atuação que teve na Vice-Governadoria do Espírito Santo.
“Essa representatividade e toda a nossa atividade intersetorial, o programa Agenda Mulher e o pacto de enfrentamento à violência contra a mulher no Plano Estadual, que nós lançamos com o governador, culminaram na criação desta Secretaria”, disse.
Ainda de acordo com a secretária, a pasta voltada às mulheres tem trabalhado de forma assídua, especialmente em eixos norteadores para as ações que incluem o enfrentamento à violência doméstica, com os Núcleos Margaridas, e os centros de apoio às mulheres vítimas de violência no Estado, além da saúde e bem-estar da mulher e de empreendedorismo e inclusão produtiva das mulheres.
Mais Conexão Safra
No encontro, foram citados os projetos e programas do Espírito Santo que são referência fora e dentro do Estado, quando o assunto são as oportunidades para o empoderamento das mulheres. Entre eles estão o “Elas no Campo e na Pesca”, “Mulheres do Cacau”, “Conexões Quilombolas”, “Sabores da Terra”, “Receitas da Minha Terra”, “Cadernetas Agroecológicas”, “Pó de Mulheres”, entre outros.
O diretor-técnico do Incaper, Antonio Elias da Silva, reforçou que a Instituição estará sempre de portas abertas para apoiar ações que dão luz ao trabalho das mulheres.
“Entre todos os nossos objetivos está o de potencializar o atendimento e as ações no campo voltados para as mulheres, e fortalecer a participação de todas elas em espaços de decisão, além do protagonismo no campo. Essa ação também visa a promover ainda mais as discussões de gênero no meio rural”, salientou.
Também estiveram presentes na reunião o diretor administrativo-financeiro do Incaper, Cleber Guerra Bueno, e o gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Incaper, Agno Tadeu da Silva. Ambos reforçaram o apoio à Secretaria de Mulheres. Para avigorar o apoio às ações voltadas para as mulheres, a secretária executiva da diretoria, Mara Ribeiro, também recebeu Jaqueline Moraes.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!