Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

Na tarde da última sexta-feira (28), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) recebeu a secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, para um encontro que visa a reunir esforços e a fortalecer o trabalho de apoio ao protagonismo e à autonomia da mulher.
Para isso, um protocolo de intenções entre o Incaper e a Secretaria das Mulheres (Sesm) será assinado durante a ExpoSul, que acontece entre os dias 04 e 07 de maio, em Cachoeiro de Itapemirim. O protocolo de intenções vai celebrar um acordo de cooperação entre os órgãos, com o objetivo de dar cada vez mais oportunidade e visibilidade para as mulheres do campo.
Jacqueline Moraes destacou que o protocolo de intenções visa a dar continuidade à parceria com o Incaper. “A criação da Secretaria de Mulheres demonstra a importância, a força, o protagonismo e a autonomia da mulher. Nesse cenário, é com satisfação que afirmo que o Incaper tem sido um braço direito para nós”, pontuou.
Segundo ela, a Secretaria das Mulheres é um legado da representatividade feminina que começou a ser escrito na atuação que teve na Vice-Governadoria do Espírito Santo.
“Essa representatividade e toda a nossa atividade intersetorial, o programa Agenda Mulher e o pacto de enfrentamento à violência contra a mulher no Plano Estadual, que nós lançamos com o governador, culminaram na criação desta Secretaria”, disse.
Ainda de acordo com a secretária, a pasta voltada às mulheres tem trabalhado de forma assídua, especialmente em eixos norteadores para as ações que incluem o enfrentamento à violência doméstica, com os Núcleos Margaridas, e os centros de apoio às mulheres vítimas de violência no Estado, além da saúde e bem-estar da mulher e de empreendedorismo e inclusão produtiva das mulheres.
No encontro, foram citados os projetos e programas do Espírito Santo que são referência fora e dentro do Estado, quando o assunto são as oportunidades para o empoderamento das mulheres. Entre eles estão o “Elas no Campo e na Pesca”, “Mulheres do Cacau”, “Conexões Quilombolas”, “Sabores da Terra”, “Receitas da Minha Terra”, “Cadernetas Agroecológicas”, “Pó de Mulheres”, entre outros.
O diretor-técnico do Incaper, Antonio Elias da Silva, reforçou que a Instituição estará sempre de portas abertas para apoiar ações que dão luz ao trabalho das mulheres.
“Entre todos os nossos objetivos está o de potencializar o atendimento e as ações no campo voltados para as mulheres, e fortalecer a participação de todas elas em espaços de decisão, além do protagonismo no campo. Essa ação também visa a promover ainda mais as discussões de gênero no meio rural”, salientou.
Também estiveram presentes na reunião o diretor administrativo-financeiro do Incaper, Cleber Guerra Bueno, e o gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Incaper, Agno Tadeu da Silva. Ambos reforçaram o apoio à Secretaria de Mulheres. Para avigorar o apoio às ações voltadas para as mulheres, a secretária executiva da diretoria, Mara Ribeiro, também recebeu Jaqueline Moraes.




