Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Pela décima primeira semana consecutiva, o mercado de arroz em casca no Rio Grande do Sul registra um declínio nos preços, conforme o levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Entre os dias 11 e 17 de abril, a média ponderada do Indicador Cepea/Irga-RS, que representa 58% de grãos inteiros com pagamento à vista, apresentou uma retração de 0,26%, fechando a R$ 76,04 por saca de 50 kg na última quinta-feira. Essa sequência de quedas semanais se mantém desde o início de fevereiro, culminando em uma média parcial para abril que se configura como a menor desde outubro de 2022.
Analistas do Cepea apontam que a menor dinâmica negocial durante a Semana Santa, impulsionada pelo feriado prolongado, contribuiu significativamente para a redução da liquidez no mercado do arroz em casca. Paralelamente, os produtores direcionaram maior foco para as atividades de campo, que se aproximam da fase final de conclusão da colheita na Região Sul. Contudo, as recentes precipitações pluviométricas têm representado um obstáculo ao avanço ideal dos trabalhos de colheita.
Apesar da identificação de uma necessidade de reposição de estoques por parte das unidades de beneficiamento, o interesse de compra por atacado e varejo não se mostrou suficientemente robusto para gerar um impacto significativo na demanda dos engenhos. Esse cenário de menor procura, mesmo diante da sinalização de demanda, exerce pressão sobre os preços do arroz em casca, mantendo a tendência de queda observada nas últimas semanas no mercado gaúcho.





