Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Você já parou para pensar sobre a importância das abelhas para a vida na Terra? A intenção do S.O.S Abelhas, do Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico (IBA) em parceria com o Sicoob, é justamente promover, através da educação, o entendimento da importância das abelhas para a vida no Planeta Terra.
Em 2022, o projeto de educação ambiental visitou oito municípios e passou por 19 escolas, formando polinizadores de saberes e Guardiões das Abelhas. Mais de 6.000 pessoas foram envolvidas no projeto, dentre polinizadores de saberes (professores), guardiões (os alunos) e as comunidades em torno das escolas. Elas aprenderam sobre a importância das abelhas para a nossa vida, para o equilíbrio ambiental, preservação das águas e segurança alimentar mundial.
Agora em 2023, já ampliamos nosso alcance: serão 11 municípios e 25 escolas. A presidente do IBA, Karina Nolasco, alerta que “pela sua grande importância na polinização de diversas espécies, as abelhas são essenciais também para a garantia da segurança alimentar”. Segundo a Organização das Nações Unidas (Onu), 75% da agricultura (como maçã, melancia, maracujá, feijão, café e outros) depende da polinização, assim como 90% das plantas com flores.
Tamanha importância para agricultura também tem efeitos econômicos: 96 dos 107 principais cultivos agrícolas são polinizados por abelhas. Isso representa aproximadamente 200 bilhões de dólares; ou seja, 10% do PIB mundial.
Existem mais de 20 mil espécies de abelhas espalhadas pelo mundo, e dessas, mais de 3 mil são nativas do Brasil. Karina ainda diz que “nosso grande objetivo é conscientizar o maior número possível de pessoas sobre a importância das abelhas em nossas vidas. Elas são essenciais para a qualidade do ar, das águas, das florestas”.
O S.O.S Abelhas tem um período de duração de aproximadamente 3 meses, e conta com uma aula-show de lançamento do projeto; 20 horas de mentoria; caderno orientativo para os educadores; caderno de atividades para os alunos; 3 oficinas com os alunos; e um grande evento final, o Polinizando Saberes. Para ajudar a reforçar o aprendizado, desenvolvemos uma websérie de 3 episódios em nosso canal de Youtube, Karininha E As Abelhas (também em versão com libras).





