pube
Meio Ambiente

Grandes nomes da luta pelo meio ambiente estarão no Sustentabilidade Capixaba; inscrições gratuitas

Seminário acontece, on-line, nos próximos dias 1º e 2 de junho; participantes receberão certificado de atualização de 12 horas

por Fernanda Zandonadi

em 30/05/2021 às 10h05

7 min de leitura

Grandes nomes da luta pelo meio ambiente estarão no Sustentabilidade Capixaba; inscrições gratuitas

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Grandes nomes da luta pelo meio ambiente estarão, nos dias 1º e 2 de junho, dando palestras sobre a importância da preservação e os impactos das cidades nos biomas. O Seminário Sustentabilidade Capixaba acontece na Casa da Prata, em Guaçuí, no Caparaó. O evento tem inscrição gratuita e, ao final, os participantes receberão um certificado de atualização de 12 horas. Todas as palestras serão on-line.

pube

Conheça os palestrantes:

Mario Mantovani falará sobre Gestão ambiental local, patrimônio natural e Mata Atlântica. Ele é geógrafo, especialista em recursos hídricos e ambientalista, um amante da natureza que trabalha em prol do meio ambiente há quase 40 anos. Na Fundação SOS Mata Atlântica desde 1991, coordenou a maior campanha de mobilização em prol da despoluição do Rio Tietê e posteriormente o Núcleo União Pró Tietê. É responsável pela criação da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente e pela implementação de Consórcios Intermunicipais de Meio Ambiente. Desenvolveu vários projetos e campanhas e atualmente é Diretor de Políticas Públicas, atuando em prol do fortalecimento da Frente Parlamentar Ambientalista e das Frentes Parlamentares Estaduais da Mata Atlântica e fomento aos Planos Municipais da Mata Atlântica.

 

Fábio Ahnert estará falando sobre “A Gestão da Água e sua Importância para a Sustentabilidade Ecológica, Econômica e Social”. é diretor-presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). Ahnert é servidor de carreira do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Doutorando em Engenharia Ambiental com ênfase em Recursos Hídricos, também possui pós-graduação em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Foi diretor-presidente da Agerh em 2013 e 2014. Atuou como diretor de Recursos Hídricos do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e como subsecretário de Estado de Agricultura. Representou o Governo do Espírito Santo nos conselhos nacional e estadual de Recursos Hídricos.
Sérgio Xavier, que será um dos palestrantes no Seminário Sustentabilidade Capixaba, foi um dos articuladores da carta enviada ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, com a proposta de parceria entre o Brasil, detentor da maior base florestal do planeta (Amazônia, Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga e Pampa), e os Estados Unidos, donos da maior capacidade de investimentos no mundo. Ele é jornalista, consultor, desenvolvedor de inovações para a sustentabilidade e ex-secretário de Meio Ambiente e ustentabilidade do Estado de Pernambuco. CEO da Plataforma Circularis – Economia Circular. Articulador político do Centro Brasil no Clima (CBC).
Francelino José Lamy de Miranda Grando falará sobre "A evolução do conceito de desenvolvimento sustentável". Dr. Francelino José Lamy de Miranda Grando é professor de Ecologia da Universidade Federal de São Carlos, graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (1982) e Doutor em Ciências Naturais, Área de Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1999). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade Federal de São Carlos, DEBE UFSCar. Ministra as Disciplinas Controle de Poluição e Conservação de Recursos Naturais, Biologia Geral e Direito Ambiental, Foi Secretário Nacional de Inovação, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MDIC, e Secretário Nacional de Tecnologia e Inovação, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, MCTI. Foi Coordenador de Educação Ambiental, na Sede Mundial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, PNUMA/UNEP. Foi Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, da Município de São Carlos, SP, e foi Pro-Reitor, Procurador Geral, da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Presidiu os Comitês Gestores dos Fundos Setorriais de Petróleo, de Energia e de Minerais. Integrou o Comitê Gestor do Fundo Setoria de Telecominicações, FUNTTEL e o Comitê Gestor da Internet no Brasil, CGI.br. Foi Membro Titulas do Conselho Nacional do Meio Abiente, CONAMA. Integrou o Conselho Superior de Ciência e Tecnologia da Federação das Indústrias de São Paulo, FIESP. Implantou e coordenou a Rede de C&T no Programa Brasileiro para a Produção e Uso de Biodiesel, bem como a Rede de C&T no Programa Brasileiro para a Economia do Hidrogênio. Coordenou a elaboração do Projeto da Lei de Inovação (Lei Federal 10.973/04 e seu Regulamento. Foi Autor do Ante-Projeto do Código Municipal de Meio Ambiente de Vitória, ES, pioneiro no Brasil, Lei Municipal 4438, de 6 de junho de 1997.
A promotora do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Isabela de Deus Cordeiro, que atua fortemente nas áreas de meio ambiente e políticas públicas, trará o tema ao debate, durante o Seminário Sustentabilidade Capixaba. Ela é doutoranda em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória. Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculade de Direito de Vitória. Especialista em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em Direito Urbano-Ambiental pela Fundação Escola do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Pós graduanda em Direito Ambiental pelo Círculo de Estudos na Internet em parceria com o Instituto o Direito por um Planeta Verde. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001). Membro da Associação Brasileira do Ministério Público de Meio Ambiente e Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo. Coordenadora do Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos e Coordenadora do Fórum Espíritosantense de Combate aos Impactos de Agrotóxicos e Transgênicos. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente e políticas públicas.
Luna Gripp Simões Alves é pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), e atua na Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência de Manaus como responsável pelo Sistema de Alerta Hidrológico do Amazonas e pelo Sistema de Alerta Hidrológico do rio Branco. O tema de sua palestra é “Monitoramento Hidrológico – Conhecimento para o Desenvolvimento Sustentável”. É doutora em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), na área de Recursos Hídricos e Naturais (2018). Possui Mestrado em Saneamento Ambiental, pelo Departamento de Engenharia Civil – UFV (2012) e graduação em Engenharia Ambiental pela mesma universidade. Atuou como professora substituta no Departamento de Engenharia Agrícola da UFV por dois anos (2013 – 2014). Em 2020, foi condecorada com a Medalha Amigo da Marinha pelo Comando do 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil.

 

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!