Cenário preocupante

Entardecer amarelado? Fumaça das queimadas na Amazônia chegam ao ES

Imagem: NOAA/Nasa/divulgação

Imagens de satélite captadas nesta terça-feira (3) revelam um cenário preocupante: um extenso corredor de fumaça proveniente de queimadas na Região Amazônica, no Norte do país, está se movendo em direção ao Sudeste, atingindo Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

De acordo com os dados da Metsul Meteorologia, a fumaça, após percorrer milhares de quilômetros, realiza uma curva na altura do Rio Grande do Sul e avança em direção ao Oceano Atlântico. Impulsionada por sistemas de alta e baixa pressão, a pluma de material particulado retorna ao continente, cobrindo uma vasta área do Sudeste.

A fumaça que tem coberto grande parte do Norte do Brasil tem sua origem principal nas queimadas que assolaram a região amazônica, especialmente no chamado “arco do desmatamento”. Localizado no Sul do Estado do Amazonas, essa área, que engloba também partes do Pará e de Rondônia, além de regiões da Bolívia, tem registrado um número alarmante de incêndios florestais ao longo do mês de agosto.

 

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos