Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

Imagens de satélite captadas nesta terça-feira (3) revelam um cenário preocupante: um extenso corredor de fumaça proveniente de queimadas na Região Amazônica, no Norte do país, está se movendo em direção ao Sudeste, atingindo Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
De acordo com os dados da Metsul Meteorologia, a fumaça, após percorrer milhares de quilômetros, realiza uma curva na altura do Rio Grande do Sul e avança em direção ao Oceano Atlântico. Impulsionada por sistemas de alta e baixa pressão, a pluma de material particulado retorna ao continente, cobrindo uma vasta área do Sudeste.
A fumaça que tem coberto grande parte do Norte do Brasil tem sua origem principal nas queimadas que assolaram a região amazônica, especialmente no chamado “arco do desmatamento”. Localizado no Sul do Estado do Amazonas, essa área, que engloba também partes do Pará e de Rondônia, além de regiões da Bolívia, tem registrado um número alarmante de incêndios florestais ao longo do mês de agosto.





