Crise hídrica: Mais seis municípios em situação extremamente crítica

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) editou duas novas resoluções e incluiu novas regiões de seis novos municípios na relação de locais com situação extremamente crítica em relação ao abastecimento de água, que passa a ter 15 localidades. As Resoluções 007 e 008/2015 estabelecem novas regras para a inclusão e exclusão da condição de […]


A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) editou duas novas resoluções e incluiu novas regiões de seis novos municípios na relação de locais com situação extremamente crítica em relação ao abastecimento de água, que passa a ter 15 localidades. As Resoluções 007 e 008/2015 estabelecem novas regras para a inclusão e exclusão da condição de extrema criticidade, tanto por município, quanto por indústrias, valorizando acordos locais firmados. As novas resoluções complementam as Resoluções 005/2015 e 006/2015, que foram publicadas no último dia 06 e continuam em vigor.

As novas localidades incluídas na relação de extremamente críticas, e que estão proibidas de captar água que não seja para abastecimento humano, foram indicadas pela Cesan e pelos Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAEs), que são responsáveis pelo abastecimento em alguns municípios do interior do Estado.

A Resolução Agerh 007/2015 determina que estes municípios poderão sair da relação caso assinem um Acordo de Cooperação Comunitária, autorizado pela Agerh, envolvendo prefeituras, associações de produtores rurais e Comitês de Bacias.

“Se os municípios em situação extremamente crítica criarem alternativas de captação que não prejudiquem o abastecimento humano, e se isso for feito dentro de um acordo que envolva os comitês de bacias e as associações de produtores, eles poderão sair da relação ”, disse o diretor presidente da Agerh, Paulo Paim.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos