Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Instituído pela Lei Municipal 1.429/2021, o Dia do Ipê é comemorado em 21 de agosto em Venda Nova do Imigrante. Além do aspecto estético e de ser nativo da região, foi a árvore utilizada pelos imigrantes italianos na estrutura das primeiras casas do município.
Desde então, o ipê é um dos símbolos de Venda Nova e contemplado pelas ações do Programa Municipal “Venda Nova do Imigrante- Cidade dos ipês”, que inclui plantios de mudas na data, a criação de um bosque prevista para o próximo mês, entre outras.
E a árvore também inspira o trabalho de 130 mulheres dedicadas à filantropia. A Associação das Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo criou a “Coleção Ipês”, de peças de artesanato bordadas à mão. A ideia foi proposta pela Prefeitura de Venda Nova junto à diretoria da Associação, que abraçou a causa e desenvolveu panos de pratos e guardanapos com a temática dos ipês.
Na última terça-feira (29), a secretária Municipal de Meio Ambiente, Sabrina Zandonade, e a engenheira florestal Thayanne Loer, visitaram a sede das Voluntárias para conhecer a coleção. Foi Thayanne quem apresentou a ideia para a sogra, a voluntária Albertina Zandonade Carnielli, que a levou ao grupo.
Para Sabrina, o ipê vem como nova opção de tema para as Voluntárias desenvolverem produtos e gerarem recursos para o hospital. “Buscamos referência de artesanatos com essa temática na internet e encadernamos um livrinho para entregar às Voluntárias. Elas já trabalham com produtos para a Serenata Italiana e a Festa da Polenta e agora o ipê inspira a nova coleção”, disse a secretária.
De acordo com a presidente das Voluntárias, Marília Caliman, a “Coleção Ipês” é uma homenagem à árvore símbolo de Venda Nova do Imigrante. “Estamos estudando novas peças para ampliar a coleção.”

Onde encontrar os produtos das Voluntárias:
- Na loja da sede, em Venda Nova do Imigrante, de segunda a sexta-feira, das 12 às 16 horas. Ao lado do Hospital Padre Máximo.
- Na loja Da Tutte Mani, onde as peças são comercializadas com o apoio do Instituto Jutta Batista.
Rota do Lagarto- Quadrado São Paulinho (Pedra Azul)
Sex: 10h às 18 horas
Sáb: 10h às 19 horas
Dom: 10h às 18 horas
Contatos:
(28) 99986-1470
Redes sociais @voluntariashpm
Endereço: R. Buganville, 50, Residencial do Bosque, Venda Nova do Imigrante – ES




