Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Começa nesta segunda-feira (18) e vai até sexta-feira (22) mais uma edição da Semana de Proteção ao Rio Doce, iniciativa da Assembleia Legislativa (Ales). O evento acontece no Auditório Augusto Ruschi e reúne uma série de palestras sobre preservação e gestão de recursos hídricos. A organização fica a cargo da Comissão Parlamentar Interestadual de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (Cipe Rio Doce).
Quem dá o pontapé nas discussões é o engenheiro ambiental e hidrogeologista Henrique Lobo. O profissional falará sobre “Os Rios da Terra” para cinquenta alunos da Escola Super Aprendiz. Entre os temas abordados pelos palestrantes este ano estão ainda a responsabilidade social na proteção dos rios, os mitos, histórias e desafios sobre o Rio Jucu e o caminho percorrido pelo lixo nas águas.
“Um dos objetivos da Semana Legislativa de Proteção ao Rio Doce é promover a democratização do debate sobre a necessidade de proteção das nossas bacias hidrográficas, em especial do Rio Doce. Ouvir a opinião de alunos, professores, sociedade civil organizada e órgãos ligados ao meio ambiente sobre os problemas que afetam a qualidade de nossos rios e o que poderá ser feito para mudar essa realidade”, afirma o coordenador da Cipe Rio Doce, Hernandes M. Bermudes.
Resolução
A Semana Legislativa de Proteção ao Rio Doce foi criada na Ales pela Resolução 2.885/2010. O evento é anual e acontece sempre na semana que compreende o dia 22 de março – Dia Mundial da Água. Sua organização é de responsabilidade da coordenação da Cipe Rio Doce, vinculada à Coordenação Especial de Relações Institucionais (Ceri). Os servidores da casa que participam da programação recebem certificado.
Durante a semana, a comissão se propõe não só a democratizar informações sobre a conservação de recursos hídricos, mas também promover o debate sobre a qualidade do ensino referente à temática ambiental como forma de colaborar com alunos e educadores.
Cada palestra que compõe a programação recebe alunos de diferentes instituições de ensino, como o colégio Castro Alves e o Instituto Gênesis. Ao todo, mais de 500 estudantes devem passar pelo evento. A participação é aberta ao público.
Cipe Rio Doce
Criada em 1999 para promover o debate e propostas para o uso racional dos recursos hídricos da bacia do Rio Doce do Espírito Santo e Minas Gerais, a Cipe Rio Doce é formada por deputados estaduais das duas unidades da Federação.
A comissão é composta por cinco parlamentares de cada estado, com rodízio na presidência e vice, e mandato de dois anos. Atualmente, a presidente da comissão é a deputada Janete de Sá (PSB). O vice-presidente é o deputado mineiro Leleco Pimentel (PT). Ambos foram eleitos para o biênio 2023/2024.
A bacia do Rio Doce envolve 30 municípios capixabas e 201 mineiros, em uma área geográfica de 84 mil km². As principais cidades banhadas pelo rio no território do Espírito Santo são Colatina e Linhares.
Semana Legislativa de Proteção ao Rio Doce 2024
PROGRAMAÇÃO
Dia 18/03 (segunda-feira)
14h
Tema: “Os Rios da Terra”
Palestrante: Henrique Lobo – Engenheiro Ambiental e Hidrogeologista
Instituição: Escola Super Aprendiz
Dia 19/03 (terça-feira)
9h
Tema: “Gestão das Águas por Bacias Hidrográficas”
Palestrante: Almir Bressan Júnior– Biológo e Ex- Secretário Estadual de Meio Ambiente do Espírito Santo
Instituição: Instituto Gênesis
13h30
Tema: “A Proteção dos Nossos Rios e a Responsabilidade de Todos”
Palestrante: Tânia Silveira – Doutoranda em Ciências Sociais e Mestre em Política Social pela Universidade Federal do ES
Instituição I: Centro de Integração Empresa Escola
Instituição II: Escola Super Aprendiz
Dia 20.03 (quarta-feira)
13h30
Tema: “Rio Jucu: mitos, histórias e desafios contemporâneos”
Palestrante: Renata Bomfim – Ambientalista e presidente do Instituto Ambiental Reluz
Instituição I: Colégio Castro Alves
Instituição II: Escola Super Aprendiz
Dia 21.03 (quinta-feira)
9h
Tema: “Rio Jucu: mitos, histórias e desafios contemporâneos”
Palestrante: Renata Bomfim – Ambientalista e presidente do Instituto Ambiental Reluz
Instituição: Instituto Gênesis
21.03 (quinta-feira)
15h
Tema: “O Caminho do Lixo”
Palestrante: Rafael Braga Vieira – Ambientalista do Projeto Pegada
Instituição: Instituto Gênesis
22.03 (sexta-feira)
9h
Tema: “Os rios e o fotógrafo de natureza.”
Palestrante: Leonardo Merçon – Fotógrafo de natureza e documentarista, mestre em Conservação da Biodiversidade pelo IPÊ/ESCAS
Instituição: Escola Super Aprendiz
Local dos eventos: Auditório Augusto Ruschi, Pilotis da Ales
Mais informações: Cipe Rio Doce / (27) 3382-3837





